Visita de estudo ao Museu Militar do Porto e Museu Soares dos Reis

Os alunos do 11ºD1, 12ºC e 12ºD dos cursos cinetíficos humanísticos de Artes e Línguas e Humanidades no âmbito das disciplinas de História e Cultura das Artes e História A, acompanhados pelos professores Adélia Almeida, António Óscar e Ana Saavedra realizaram no dia 20 de fevereiro uma visita de estudo ao Museu Militar do Porto e ao Museu Soares dos Reis.

Esta visita constituiu um excelente momento de aprendizagem através das realidades observadas e uma extensão e aprofundamento das aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula.
Na opinião dos alunos e professores é difícil descrever o que é possível obervar e contactar com a visita a estes Museus. No Museu Militar do Porto (edifício onde funcionou durante o Estado Novo as instalações da PIDE/DGS), o que mais chamou a atenção dos alunos foi a exposição de uma coleção de 16 mil soldadinhos de chumbo provenientes das mais famosas fábricas de miniaturas europeias. Paralelamente a esta exposição foi possível observar coleções de armamento ligeiro, equipamentos militares, uniformes e artilharia pesada desde o século XVI até meados do século XX, próprios de uma Instituição que pertence ao Exército Português.
Da parte da tarde os alunos acompanhados pelos professores tiveram oportunidade de visitar o Museu Nacional Soares dos Reis que está instalado no antigo Palácio das Carrancas e que é o primeiro Museu Público de Belas Artes, Artes Decorativas e Arqueologia de Portugal.
Importa salientar que além da possibilidade de observar as obras de arte (modernismo e naturalismo, coleções que pertencem ao Museu), os alunos e professores também observaram a exposição temporária, constituída por 90 obras, do artista José Almada Negreiros, intitulada “Desenho em Movimento”.
Foi, sem dúvida, uma excelente visita de estudo; uma oportunidade de aprender com a Escola Paralela, sobretudo, para os alunos que têm sensibilidade e gosto pelas artes, assim como pela história militar desde a antiguidade até à época contemporânea.

Fotos

0
0
0
s2sdefault