Feirinha de Natal do PE do Burgo

No dia 1 de dezembro decorreu no Pólo escolar do Burgo, a primeira Feirinha de Natal, promovida pelos Professores das Atividades de Enriquecimento Curricular, em parceria com a coordenação deste estabelecimento e o Agrupamento de escolas de Arouca.

Continue a leitura

ProjetoBIL -Projeto Bilingue 1ºCEB

No presente ano letivo, está a ser desenvolvido o projetoBIL-PROJETO BILINGUE1ºCEB, em sete turmas do 4º ano de escolaridade, um projeto piloto que visa leccionar,desde o início da escolaridade obrigatória, partes do currículo no 1.° CEB, através das línguas portuguesa e inglesa.

Continue a leitura

Árvores de Natal do EcoEscolas

Nesta época natalícia o Eco Escolas vem novamente salientar a importância da Floresta Autóctone.
As árvores autóctones têm um crescimento tipicamente lento e maior capacidade de resistir a longos períodos de seca e portanto são mais resilientes aos incêndios.
A turma do 7º C enfeitou algumas árvores do recinto escolar com palavras de esperança para a nossa Floresta.

Continue a leitura

Natal de luz em caixa de papel

Mais uma vez o Agrupamento realizaou a exposição de Natal, sob o tema "Natal de luz em Caixa de papel".

Continue a leitura

Dia do Cinema

O Dia do Cinema (DC) é um par de actividades desenvolvidas no âmbito do projecto PNC (Plano NAcional de Cinema) ao qual o Agrupamento de Escolas de Arouca se associou. O PNC é uma iniciativa conjunta da Presidência do Conselho de Ministros, através do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, e do Ministério da Educação e Ciência, pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e operacionalizado pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), pela Cinemateca Portuguesa e pela Direção-Geral da Educação (DGE).

Continue a leitura

O Futuro da Floresta…

No dia 23 de novembro comemora-se o Dia da Floresta Autóctone e a EB Moldes, em articulação com a Associação de Pais e Encarregados de Educação, recebeu a visita da Associação Florestal de Entre Douro e Vouga e dos seus Sapadores Florestais. Nesta atividade os alunos foram nomeados Protetores da Floresta, prestando assim uma homenagem simbólica a todos os que protegem as nossas florestas, muitas vezes colocando a própria vida em risco.

E assim se procede à educação para a cidadania nos nossos alunos…

Desafio do Dia Nacional das Bibliotecas Escolares

O desafio lançado pelas BE no Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, promovido anualmente pela IASL (International Association of School Librarianship), foi acolhido por 52 participantes que procuraram surpreender-nos com uma ideia/sugestão a desenvolver nas nossas bibliotecas.

Saiba mais no blogue da Biblioteca/CR da ESA

Dia da Floresta Autóctone e da Cultura Científica

As atividades do PAA “Dia da Floresta Autóctone” e “Dia da Cultura Científica”, foram trabalhadas pelas turmas do 3.º e 4.º anos da Escola Básica do Burgo, com a participação especial da professora Mónica Candoso, da ESA (a convite das docentes das turmas referidas anteriormente).

Continue a leitura

Jovens da ESA visitam empresas

No dia 8 de novembro de 2017, a turma do 10.º ano do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações, do Agrupamento de Escolas de Arouca, acompanhada pelos professores da componente de formação técnica, deslocou-se à Zona Industrial do Rossio e da Farrapa para uma visita guiada às empresas: JPM, Digistart e Chatron.

Continue a leitura

Dia Internacional da pessoa com deficiência

Mais uma vez o nosso agrupamento deu relevância à comemoração desta efeméride.
Este ano realizou-se um trabalho coletivo de desmitificação da deficiência, que consistiu num puzzle gigante, com a colaboração de diversas turmas, desde o pré-escolar ao básico, bem como de alguns alunos isoladamente.

Continue a leitura

Clube de Artes no Natal

Alguns dos trabalhos de Natal desenvolvidos com as alunas no Clube de Artes.

Continue a leitura

Concurso "Geração €uro"

Entre o dia 4 de outubro e 15 de novembro decorreu a 1ª fase da 7ª edição do Concurso Geração Euro promovido pelo Banco Central Europeu e pelos Bancos Centrais da Zona Euro.
O Agrupamento de Escolas de Arouca participou neste concurso com 5 equipas que obtiveram excelentes resultados.

Continue a leitura

Dia da Floresta Autóctone

O grupo Eco Escolas está a comemorar o dia da Floresta Autóctone (23 de novembro) em parceria com o Geoparque. Assim, estão a decorrer plantações de carvalhos - alvarinho, carvalhos – negral, castanheiros e medronheiros, num total de 200 espécies.

Continue a leitura

Magusto na ESA

A paragem letiva, no dia 10 de novembro de 2017, das 11h às 11h e 40m, deu mais uma vez lugar, na ESA e EB23, a um momento de convívio acompanhado ao som de música apropriada e à degustação de castanhas e sumos.

Continue a leitura

Concurso 7 Dias, 7 Dicas sobre os Media 2016-2017

No dia 20 de novembro, na biblioteca da EBA, foram entregues aos alunos Camila Noronha Dias de Vasconcelos, Diogo Pinho Sousa e Rafael de Sousa Fernandes (da escola básica de Alvarenga, turma 4ºA ALV), assim como à Professora Berta Morais, os prémios e menções do concurso 7 Dias, 7 Dicas sobre os Media do ano passado.

Continue a leitura

Eco Escolas - pequenos gestos

No âmbito do Eco Escolas e dos Jovens Repórteres do Ambiente, a turma do 11ºF-Técnico de Multimédia- propos-se diminuir os resíduos na escola construindo ecopontos de madeira. Fizeram-se vários ecopontos que foram distribuídos estrategicamente pelos diferentes setores do espaço escolar.

Continue a leitura

S. Martinho no PE do Burgo

Para comemoração da atividade do PAA, S. Martinho, todas as turmas da EB do Burgo (JI e 1.º CEB), desenvolveram vários trabalhos no âmbito da área expressões e também do português.

O “ponto alto” desta atividade, foi sem dúvida, a realização do tradicional magusto e a degustação das saborosas castanhas!

Fotos

Corta-mato 2017

Realizou-se, no passado dia 8 de novembro, o Corta-Mato Escolar, que teve lugar nas duas escolas do Agrupamento e que contou com a presença de cerca de 400 alunos.

Continue a leitura

Halloween inspira alunos do AEA

O Halloween continua a ser uma data que os nossos alunos gostam de assinalar e que os inspira. Prova disso foi a adesão entusiástica às atividades dinamizadas na escola, destacando-se, pela quantidade e pela qualidade, os trabalhos apresentados pelos alunos do 5º e do 6º anos de escolaridade.

Continue a leitura

Trick or treat?

A atividade do Halloween foi comemorada na totalidade dos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º CEB, com forte colaboração de pais e encarregados de educação. As atividades promovidas pelas educadoras (JI), em articulação com AAAF, e docentes de Inglês (1ºCEB) visaram divulgar uma tradição cultural típica dos países falantes da língua inglesa, que acontece em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos.

Continue a leitura

  • 1
  • 2