Escrito por Cristiana Moreira.

Projeto "BioArte" e Concurso "Ilustra a tua escola": "À descoberta da Campainha-do- Monte" na EB1 de Arouca

No passado dia 11 de março, a turma do 1º B da EB de Arouca, foi à Serra da Freita conhecer a Campainha-do-Monte.

No âmbito do projeto Ilustra a tua Escola designado «Biodiversidade: Passos de descoberta» e integrante do projeto de Escola «Bioarte», os alunos da turma 1º B da Eb1 de Arouca, realizaram no dia 11 de Março de 2026, uma atividade educativa numa área da Serra da Freita, para explorar dois temas (biodiversidade e campainha-do-monte) identificadores do espaço escolar que frequentam diariamente, saída promovida pela Associação Geoparque Arouca.

A atividade contou com a presença e orientação da bióloga Susana, que acompanhou os alunos numa autêntica experiência de aprendizagem ao ar livre. No grupo de espécies encontradas, destacaram-se Campainha-do-monte, Bétulas, também conhecida como Noivas da floresta, anémona-dos-bosques, açafrão-de-primavera, tojo, carqueja, formiga, abelha silvestre, líquenes e musgos sobre o tronco e sobre as rochas. Também tiveram oportunidades de ver vestígios (excremento) de coelho-bravo e a postura de uma louva-a-Deus, denominada "ooteca".

Os alunos em sala de aula criaram ilustrações para identificar dois espaços físicos da escola, o átrio ‘biodiversidade’ e a sala ‘Campainha-do-Monte’.

Sem dúvida, esta vivência proporcionou momentos de descobertas e exploração, em que os alunos ficaram a conhecer a biodiversidade da serra, com especial atenção à campainha-do-monte, uma das espécies que torna este território tão especial.

Fotos

Imprimir