Dia Mundial da Saúde Mental, nos estabelecimentos de ensino JI/1ºCEB
No Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), os estabelecimentos de ensino JI/1ºCEB refletiram sobre a promoção da saúde mental e do bem-estar, através de práticas educativas de valorização do respeito, da empatia e da inclusão.
Esta atividade, desenvolvida no quadro da Cidadania e Desenvolvimento, foi a resposta ao convite da DGE que, sob o lema: Porque cuidar da mente é cuidar da vida!, propôs às escolas a reflexão “sobre o seu papel na criação de ambientes seguros, solidários e emocionalmente saudáveis”.
Nas salas de aula, falou-se sobre problemas de saúde mental e partilharam-se boas práticas de promoção do bem-estar, como brincar em conjunto, conviver, respirar fundo, caminhar, conversar e saber escutar. Refletiu-se sobre a expressão de sentimentos, a solidariedade e a empatia, de forma a desenvolver a inteligência emocional nos nossos alunos e assim promover a sua autoestima e autoconfiança.
As reflexões foram acompanhadas por atividades práticas: uma oficina de yoga (EM Moldes); sessões de relaxamento, concentração e gestão emocional; leitura de obras literárias; construção colaborativa de murais; elaboração de cartazes; composições plásticas, entre outras.
Desta forma, se contribui para a promoção de uma cultura de escola focada no equilíbrio emocional dos seus alunos e no bem-estar da comunidade.
Esta atividade satisfaz o cumprimento do Projeto Educativo: OC2_OE12.1 Promover a Inteligência emocional, a sensibilização e enquadramento dos valores, numa dimensão multidisciplinar, OC2_OE12.2 Implementar programas de saúde mental que visem o bem-estar da comunidade educativa (“Respirar e Crescer – Yoga na Escola”, EB MOLDES)