Escrito por Profª Isabel Gonçalves.

Visita Fundação de Serralves, Prémio do Concurso de Contos Auchan

Os alunos do 4.º ano da EB Rossas, acompanhados da professora Isabel Gonçalves, visitaram a Fundação de Serralves, no dia 16 de outubro de 2025, como prémio atribuído no Concurso de Contos Auchan, pelo 3º lugar conquistado, no ano letivo anterior, com a criação do conto “Os Três Coelhinhos e o Monstro do Desperdício”.

Os alunos começaram por visitar algumas exposições, onde puderam experimentar várias sensações (visuais, auditivas, olfativas e de tato) e registar o que viram e sentiram em cada espaço, através do desenho.

Numa das exposições, os alunos foram surpreendidos com a presença do artista Nour Mobarak, que ficou muito feliz por ver crianças a admirar o seu trabalho. O próprio guia divulgou que nunca lhe tinha acontecido estar com um grupo e encontrar o(a) artista. Coincidências interessantes.

Na segunda parte da visita, os alunos deram um passeio guiado pelo espaço exterior e puderam observar árvores centenárias e milenares, de vários países, e outros pormenores da natureza. Também apreciaram esculturas e andaram sobre um passadiço, para melhor observar a natureza e o espaço envolvente.

Esta experiência resultou muito importante para a aprendizagem, para desenvolver a criatividade e para sensibilizar para a arte.

Neste concurso, para além desta visita à Fundação de Serralves, a turma foi premiada com um financiamento de 500 € para um projeto escolar e com a publicação do conto no livro “Natal Auchan”. O valor angariado com a venda do livro reverterá a favor de duas organizações sociais parceiras do projeto, de âmbito nacional.

A escola agradece a colaboração da Câmara Municipal de Arouca pela disponibilização do transporte.

Esta atividade vem satisfazer o cumprimento dos objetivos estratégicos do Projeto Educativo, OC1_OE4.2 Envolver os alunos na criação de projetos pedagógicos e de propostas curriculares, em contexto de sala de aula, OC1_OE7.1 Adquirir e desenvolver literacias múltiplas e OC2_OE10.2 Promover a solidariedade, voluntariado e cooperação, que envolvam a comunidade educativa.

Fotos

Imprimir