Escrito por Vera Noites e outros.

Dia Mundial da Alimentação 2025: “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”

No quadro do projeto PES (Promoção e de Educação para a Saúde), na Área Educação Alimentar e Atividade Física, e em parceria com PCE (Plano Cultural de Escola), desenvolveram-se, nas diferentes escolas do nosso agrupamento, diversas iniciativas comemorativas do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), tendo por base o tema proposto pela FAO para o corrente ano letivo, “De mãos dadas por melhor alimentos e um futuro melhor”.

Nos estabelecimentos de ensino do AEA foram desenvolvidas diversas atividades com o propósito de motivar os alunos para a importância da alimentação equilibrada, para a adoção de práticas de vida saudável, bem como para a necessidade de, em comunidade, evitarmos o desperdício alimentar.
Nestas iniciativas foi decisivo o contributo das famílias e da comunidade na partilha de produtos locais e sazonais, bem como o seu envolvimento em atividades que retratam o trabalho do campo, fonte de muitos dos alimentos da nossa dieta (desfolhada, vindima, fabrico de pão …), a par com ações de civismo e consciencialização ambiental, que retrata o mote “DE MÃOS DADAS POR MELHOR ALIMENTOS E UM FUTURO MELHOR”.

No Pré-Escolar/1ºCEB, realizou-se: sessões de sensibilização para uma alimentação saudável, acompanhadas de oficinas de culinária para a confeção e desgustação de espetadas de fruta (EB Ponte de Telhe), marshmallows feitos com gelatina e fruta (EB Moldes, EB Arouca, EB Canelas), gomas saudáveis (EB Arouca), gelatinas de fruta (EB Boavista), sopa de legumes (EB Burgo), scones (EB Alvarenga), lanche saudável/salada de fruta (EB Rossas); sessão de sensibilização, orientada pelo produtor Fernando Bessa da Maestoso, sobre a importância das ervas aromáticas, nomeadamente, limonete, erva- príncipe, stevia, com degustação de chá de limonete com stevia, acompanhado com um bombom de limonete e cacau, de cogumelos e de frutos vermelhos e compota com tostas (EB Arouca, projeto BioArte); sessão sensibilização para os lanches saudáveis (EB Arouca); recolha de receitas tradicionais, práticos típicos e outros (EB Alvarenga, EB Arouca); vivências da vida rural: desfolhadas (EB Ponte de Telhe, EB Alvarenga, EB Arouca, EB Boavista, EB Moldes); vindimas, com direito ao pisar das uvas (EB Moldes); criação de cartazes (EB Alvarenga, EB Arouca, EB Boavista, EB Canelas), entre outras composições artísticas, comuns a todas as turmas; criação de luvas de cozinha decoradas com motivos de fruta (EB Ponte de Telhe); exposição de criações artísticas inspiradas no artista italiano Arcimboldo, (EB Arouca), entre outras mostras de trabalhos, nos diferentes estabelecimentos; estudo estatístico da fruta preferida (EB Arouca); exploração de algumas ervas aromáticas, em parceria com o Horto de José Manuel Esteves (EB Arouca, projeto BioArte); experiências (EB Boavista); jogos (EB Moldes: lançamento do jogo SuperPoderes, em parceria com UCC, EB Ponte de Telhe); leitura de obras; canções; entre outras atividades.

No 2º ciclo, o Dia Mundial da Alimentação foi celebrado sob o mote “BOA COLHEITA, SAÚDE PERFEITA!”. O Clube Ciência & Arte deu uma nova vida a sacos de pano, oferecidos pela Biblioteca Escolar, que serviram para que os alunos trouxessem de casa fruta excedente, de pomares próprios, ou outros, para partilhar na escola. Os professores de Ciências Naturais promoveram nas suas aulas o debate sobre o tema e propuseram aos alunos que criassem um marcador de livros sobre o tema da atividade.

Na Escola Secundária de Arouca, a turma do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (10ºG), em parceria com a equipa PES e do Eco Escolas dinamizaram a ação “Dar para não estragar!”, numa perspetiva ambiental, mas não descurando toda a vertente cidadã. À comunidade educativa, foram pedidas peças de fruta excedentárias para serem partilhadas. Essa fruta foi, depois, disponibilizada no átrio principal da ESA e na biblioteca, não só no próprio dia, como nos seguintes.

Os alunos do 10ºG (disciplinas de Saúde, GOSC, CRI e TIC) realizaram, na sala de convívio, o jogo “Mitos e realidades sobre a alimentação”. Foram muitos os alunos, professores e assistentes operacionais que puseram à prova os seus conhecimentos. Aos vencedores foi oferecida uma peça de fruta à sua escolha, realçando-se a importância deste grupo de alimentos para a saúde.

Em paralelo, decorreram duas exposições de pintura sobre natureza morta, na sala de convívio (Escola Básica) e no refeitório da cantina (Escola Secundária), com trabalhos dos alunos do 2°ciclo e ensino secundário, respetivamente. A exposição do secundário, “Luz e Cor do Outono”, foi realizada pelos alunos do 11.º e 12.º anos do Curso de Artes Visuais, um conjunto de trabalhos realizados na disciplina de Desenho. Inspiradas na observação de elementos naturais, as obras exploram formas, cores e texturas, revelando olhares pessoais sobre a natureza. A mostra valoriza o processo criativo e o talento dos jovens artistas, que transformam o outono em expressão visual e poética.
Algumas turmas irão participar no concurso mundial de cartazes da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), com o tema “DE MÃOS DADAS POR MELHOR ALIMENTOS E UM FUTURO MELHOR”.

O Dia Mundial da Alimentação 2025, é um apelo à ação coletiva. É uma iniciativa que convida a uma reflexão sobre o papel individual e coletivo de cada um, não só para uma alimentação mais sustentável, como também para o direito à alimentação. Desta forma, é realçada a importância da abordagem da alimentação de uma forma holística, não só sob a dimensão da saúde, mas também dos direitos humanos e do desenvolvimento sustentável.

Juntos “DE MÃOS DADAS POR MELHOR ALIMENTOS E UM FUTURO MELHOR”.

Juntos a trabalhar com ENGENHO E ARTE!

Fotos

Imprimir