Teatro Francês

2014 teatro francesNo âmbito da disciplina de Francês Extracurricular do 10.º ano de escolaridade, ao longo do ano letivo, a professora desenvolveu, com os alunos, competências ao nível da expressão dramática que culminaram em dois projetos.

O primeiro projeto consistiu na contribuição para um documentário sobre a Francofonia em Arouca. Os alunos, sob a orientação da professora, prepararam um guião de entrevista bilingue (em português e em francês) para aplicar a cinco entrevistados residentes em Arouca, que viveram em países francófonos. Dois alunos foram selecionados para serem os entrevistadores e um aluno e quatro adultos externos à Escola foram entrevistados. A captação de imagem e a produção do documentário está a cargo de um aluno do Curso Profissional de Multimédia que fará deste trabalho o seu Projeto de Aptidão Profissional.

O segundo projeto compreendeu a encenação da peça de teatro: “Le Respect”. A peça foi escrita, ao longo do ano letivo, pelos alunos e contou com a colaboração das professoras Elvira Tavares e Márcia Ferreira. No dia 12 de junho, pelas 12h40, foi apresentada a sua encenação às turmas A, B e C do 10.º ano de escolaridade, acompanhadas ao Auditório Pequeno da ESA, pelas professoras Fátima Carmo, Fátima Brandão e Margarida Salazar. O público aderiu com interesse e felicitou o trabalho desenvolvido.

Os projetos desenvolvidos permitiram aos alunos evoluir a vários níveis. Progrediram na socialização (esta turma é constituídas por alunos de várias turmas que na disciplina de Francês formam uma nova turma), na criatividade, na responsabilidade, na expressão oral e escrita, na espontaneidade linguística e no alargamento de vocabulário.

Quando se estuda e trabalha uma língua estrangeira num contexto prático e utilitário, como língua de comunicação, o gosto pela aprendizagem é muito maior!

Ver/descarregar fotos

Imprimir