Dia Internacional dos Direitos Humanos

2014 dia internacional direitos humanosO PES comemorou, no dia 10 de Dezembro, com o apoio de diversas entidades e professores do agrupamento, o Dia Internacional dos Direitos Humanos (Fotos).

No 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Básica de Canelas, foram dinamizadas sessões de sensibilização “Uma aventura na terra dos direitos” pela Dra. Carla Santos e Dra. Lisete Tavares, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arouca . Através de um jogo os alunos tomaram conhecimento sobre os direitos das crianças e refletiram sobre os mesmos.

No 2º ciclo, e desde o início de dezembro, realizaram-se sessões sobre “Tráfico de seres Humanos” em todas as turmas do 6º ano. Estas sessões de sensibilização foram da responsabilidade da Escola Segura e foram dinamizadas pelo Guarda Principal Jorge Andrade, Guarda Principal Liliana Sousa e o Cabo Rui Alves da Escola Segura. Nesta atividade, os alunos tiveram a oportunidade de compreender o conceito de Tráfico de Seres Humanos, de reconhecer as suas formas de exploração, de identificar os vários fins do tráfico de crianças e jovens e compreender formas de proteção individual.

Para os alunos do secundário realizou-se uma sessão de sensibilização “Exploração sexual e tráfico de seres humanos”, que foi organizada pelo formador Manuel Mendes, na qualidade de coordenador do projecto de educação sexual do 12ºG. Participaram na acção as turmas 10ªC, 10ºE, 11ºC, 12ºG, 12ºH, acompanhados pelos professores Luis Coelho, Mário José Pinto, José Mário Brandão, Cristina Folgado, António Soares e Alexandra Cruz. Foi convidada a Dra. Tânia Alves, voluntária do Grupo Local de Aveiro da Amnistia Internacional, que de forma clara e entusiasta apresentou os objetivos e as principais ações da organização de que faz parte, fazendo principal referência à acção “O meu corpo, os meus direitos”, na qual se considera os direitos sexuais e reprodutivos como direitos humanos universais, indivisíveis e inegáveis. Foi passada também a ideia de que os governos têm a obrigação de assegurar que todos possam usufruir dos mesmos sem medo, coerção ou discriminação.

Imprimir