Conversa com D. Ximenes Belo

2014 dximenesbeloApesar da projeção mediática que o Prémio de Oslo lhe trouxe, D. Ximenes Belo continua com a sua simplicidade e afabilidade humana, expressas no sorriso acolhedor que o caracteriza.

E foi com essa postura que ele, uma vez mais, esteve em Arouca, no passado dia 12 de dezembro, desta vez para conversar com alunos de 4 turmas do 10º ano da disciplina de Filosofia e 1 turma de 9º ano de Geografia da nossa escola sede (Fotos)

“Que valores para o mundo atual?” foi o tema em debate proposto pela Direção do Agrupamento de escolas de Arouca e pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária, tendo tido ainda a colaboração do Movimento Juvenil Salesiano de Arouca.

A apresentação do convidado esteve a cargo da prof. de Filosofia, Rosa Sousa, apresentação essa que foi enriquecida com a intervenção de dois alunos e com a projeção de algumas imagens sobre a vida de D. Ximenes Belo, tendo como fundo o conceito de que Dom Ximenes Belo partilha memórias e apela para que saiamos “do nosso gueto para olhar para as necessidades dos outros”.

Antes da apresentação teve lugar um breve apontamento musical por alunos do 9º A que interpretaram “Imagine” de John Lennon, orientados pela professora Joana Paiva da Academia de Música de Arouca.

De uma maneira muito simples e espontânea, D. Ximenes Belo começou por dizer que não estava ali para fazer um discurso ou qualquer palestra, mas queria apenas trocar algumas ideias com os alunos sobre “que valores para o mundo atual”, para este mundo da globalização em que vivemos e em que contatamos com culturas diferentes.

E nessa conversa, que foi seguida com grande atenção por toda a plateia do Auditório da Escola Secundária, o Prémio Nobel foi enumerando alguns desses valores que fazem falta no mundo globalizado em que vivemos. Falou no valor da humanismo que implica respeito pelos direitos humanos; referiu o valor da solidariedade num mundo em que ninguém é uma ilha; falou do valor da paz como condição indispensável de respeito pela pessoa humana e de desenvolvimento social; não esqueceu o valor da cidadania como necessidade de cada cidadão participar na promoção do bem comum; lembrou o valor do diálogo como condição de partilha e de conhecimento de outras culturas; e referiu, finalmente, a tolerância como requisito fundamental de convivência neste mundo globalizado.

Seguiu-se depois um período de perguntas e respostas centradas no tema, tendo vários alunos colocado interessantes questões às quais o Bispo salesiano respondeu com a descontração e acessibilidade que o caracterizam.

Refira-se, finalmente, que este debate foi transmitido pela Rádio Regional de Arouca e que foi exemplar a participação dos alunos que tiveram a oportunidade de estar neste interessante e oportuno evento sobre os valores para o mundo da globalização em que vivemos.

Imprimir