Séniores, na Escola Básica de Canelas

2014 idosos em canelasNo âmbito das atividades promovidas pela Rede Social da Câmara Municipal, no dia 24 de fevereiro, a Escola Básica de Canelas foi visitada por 28 seniores, para um contacto direto com a escola dos dias de hoje. Foi um encontro ternurento de gerações que muito entusiasmou crianças e graúdos (Fotos).

Os alunos receberam os seniores com a canção " Laurindinha", à qual os seniores não ficaram indiferentes. Ofereceram, ainda, aos convidados, um marcador de livros, por eles elaborado, como recordação deste dia, rico em experiências.

Os seniores visitaram os nossos espaços e admiraram-se com as diferenças que encontraram, especialmente quanto à comodidade e uso de quadros inter ativos. Os alunos conheceram as lousas, instrumentos de trabalho escolar da época, algumas com mais de 60 anos de idade.

Na Biblioteca escolar, houve uma conversa muito animada entre seniores e crianças, numa troca de impressões sobre a escola moderna e a antiga. Houve demonstração de como se fazem meias e roupas de lã. Um antigo polícia mostrou a todos os pequenos a sua antiga lousa e, generosamente, ofereceu à escola livros, do seu tempo de estudante, duma coleção que guardava em sua casa. No final, partilhamos um lanche convívio, na cantina escolar.

Foi uma tarde rica de aprendizagens, um verdadeiro testemunho de como a educação escolar está para além dos manuais e da sala de aula.

Um agradecimento especial a alguns elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação que ofereceram produtos para o lanche, ao Presidente da Junta pela sua presença e à Câmara Municipal, representada nas pessoas da Dra. Carolina Almeida e Dra. Salomé Assunção.

Imprimir