Matemática

O ensino da Matemática participa, pelos princípios e métodos de trabalho praticados, na educação do jovem para a autonomia e solidariedade, independência empreendedora, responsável e consciente das relações em que está envolvido e do ambiente em que vive. As finalidades da disciplina de matemática São: desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real; desenvolver a capacidade de selecionar a Matemática relevante para cada problema da realidade; desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memória, o rigor, o espírito crítico e a criatividade; promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística que constitua suporte cognitivo e metodológico tanto para a inserção plena na vida profissional como para o prosseguimento de estudos; contribuir para uma atitude positiva face à Ciência; promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade; criar capacidades de intervenção social pelo estudo e compreensão de problemas e situações da sociedade atual e bem assim pela discussão de sistemas e instâncias de decisão que influenciam a vida dos cidadãos, participando desse modo na formação para uma cidadania ativa e participativa.Neste curso a carga horária é de 200 horas. Tendo em conta as necessidades dos alunos foi adotada a sequência modular: A2; B1; A3; A7, A6; A9 e A10. Com esta sequência pretende-se que os discentes compreendam a necessidade dos conhecimentos da matemática para exprimir opiniões, definir modelos e analisar várias situações que abordam as várias ferramentas que a matemática dispõe, como por exemplo, Calculadora gráfica, excel; editor de Imagem; geogebra e afins.