Língua Estrangeira

A planificação de língua inglesa, como disciplina da componente de formação sociocultural dos cursos profissionais, está estruturada em nove módulos que se distribuem por um total de 220 horas ao longo do ciclo de formação. Pressupõe uma utilização flexível, definida em função das finalidades da formação dos alunos aos quais se destina, desenvolvendo as suas competências e conhecimentos e, simultaneamente, formando-os nas dimensões pessoal, social e profissional, num pressuposto de negociação partilhada por todos os intervenientes no processo. Cada um dos módulos está formatado em função de determinados parâmetros. Assim, para além de uma apresentação indicando a natureza das aprendizagens visadas, integra também um conjunto de competências transversais e específicas a desenvolver ao longo de cada segmento de ensino-aprendizagem. Os objetivos de aprendizagem estão formulados em termos do desenvolvimento das competências gerais, comunicativas e de aprendizagem, traduzindo os conhecimentos, procedimentos ou atitudes a demonstrar pelo aluno no final do módulo.No final de cada módulo o aluno deve ser capaz de Identificar características de diferentes tipos de texto; – Compreender textos simples e variados no âmbito da temática do módulo; – Identificar informações específicas em textos em diversos suportes; – Escrever textos simples e coesos (notícia, cabeçalho, inquérito, …); – Utilizar uma gama de vocabulário sobre assuntos relacionados com o módulo; – Discutir ideias próprias sobre os temas abordados no módulo; – Pesquisar, selecionar e organizar informação; – Mobilizar estratégias de superação de dificuldades na realização das tarefas; – Gerir adequadamente o tempo na realização das tarefas.