Design, Comunicação e Audiovisuais

A disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais está assente em conteúdos teóricos e práticos. Caracteriza-se pela intervenção de especialidades como o áudio, o vídeo, a fotografia, o design e a comunicação. Esta disciplina pretende auxiliar os alunos a conhecer os vários elementos que intervêm no fenómeno comunicativo e a utilizar ferramentas e técnicas do design na produção de objectos visuais. Ensinar a elaborar um guião de acordo com as técnicas da narrativa audiovisual. Ensinar a manipular de forma criativa a imagem fixa e em movimento associada a uma banda sonora. Estimular os alunos a aplicar as práticas adequadas à concepção e desenvolvimento de produtos multimédia que sejam soluções interessantes de comunicação. A abordagem dos conteúdos da disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais envolve práticas com equipamento fotográfico, equipamento de vídeo e equipamento de som. Os alunos devem ser capazes de manipular e transformar imagens e sons procurando o domínio dos processos de edição e montagem de imagens fixas e em movimento. A abordagem de conteúdos transversais deve envolver a componente sócio-cultural e científica, e decorrer numa relação multidisciplinar com as várias especialidades, estimulando a concretização de produtos audiovisuais que promovam o trabalho em equipa. É Importante que esta disciplina contribua para desenvolver hábitos de trabalho em equipa, e uma cultura de qualidade e organização de trabalho empresarial. A disciplina tem uma carga horária total de 275 hA disciplina de Design, Comunicação e Audiovisuais é constituída por sete UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração) pré definidas, a saber: Comunicação visual e abordagem da Gestalt; Design de multimédia; Comunicação visual – o guião e o storyboard; Laboratório de audiovisuais e interatividade; Media, tecnologias emergentes e interação; Projeto de design; Design e desenvolvimento de aplicações móveis.