Memórias de escola

Cada fotografia testemunha a inexorável dissolução do tempo, precisamente por selecionar e fixar um determinado momento. (Sontag)

Por vezes as fotografias têm como função relembrarem as memórias de escola. Como nos ensina Susan Sontag, a fotografia armazena o mundo e incita ao armazenamentofixa um determinado momento e oferece provas que são testemunho de um acontecimento. No entanto, na sua relação com a verdade, a fotografia constitui-se de igual forma como uma interpretação do mundo. A memória das escolas públicas também se constrói através das fotografias escolares: inscrevem-se na permanência do tempo presente; nos acontecimentos significativos para os professores, alunos e funcionários do Agrupamento, os agentes da temporalidade do agora. Desta forma as fotografias escolares são instrumento de memória institucional e de recordação de um arquivo pessoal.

Orientador // Prof. Carlos Gonçalves | Contactar Alumni: danielvieira281216@gmail.com e ruimiguelalmeida14@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *