Projeto LET - Laying Europe Table

erasmus logo

Laying European Table (LET) surge como um projeto de intercâmbio de boas práticas educativas, no âmbito do Programa Erasmus+, Ação KA2. Os projetos deste tipo visam proporcionar o intercâmbio de boas práticas entre escolas europeias e são sustentados por fundos europeus. Participam no Laying European Table (LET) 5 países (Turquia, Polónia, Itália, Letónia, Portugal), encontrando-se a coordenação a cargo da Turquia (país não membro da União Europeia, mas igualmente abrangido pelo programa Erasmus. Este projeto prevê 4 Encontros transnacionais, envolvendo professores e alunos dos países participantes, para partilha de experiências e apresentação dos produtos concebidos.

Com este projecto pretende-se estimular nos alunos o empreendedorismo, a criatividade e a originalidade ao proporcionar-lhes a experiência, em situação simulada, da criação do seu próprio negócio – uma empresa de catering.

Ao longo de dois anos (período de duração do projeto), os alunos serão convidados a sondar o mercado local em termos de oferta e procura deste serviço, a caracterizar a sua localidade em termos de preferências gastronómicas e a conceber e confecionar pratos da sua criação, através da transformação de produtos locais. Em simultâneo, deverão elaborar o perfil do empreendedor de sucesso e construir um plano de negócio nas suas múltiplas facetas. Haverá ainda lugar a um concurso internacional de chefes de cozinha num dos países parceiros.

No Agrupamento de Escolas de Arouca (AEA), este projeto destina-se, essencialmente, ao Curso Profissional de Restaurante e Bar e ao Curso Profissional de Turismo, integrando as disciplinas de línguas estrangeiras e as técnicas dos referidos cursos.

O primeiro Encontro do projeto realizou-se em novembro de 2015, na Letónia. Do AEA estiveram presentes 4 professoras responsáveis pela coordenação das atividades. Em abril e em outubro de 2016 os encontros incluíram alunos e realizaram-se em Portugal e em Itália respetivamente. Em fevereiro e maio de 2017, a Turquia e a Polónia receberão as comitivas dos diferentes parceiros.

OBJETIVOS DO PROJETO LAYING EUROPEAN TABLE (LET)

  • Promover a educação integral do aluno, desenvolvendo uma literacia abrangente e uma cidadania integral;
  • Desenvolver a comunicação e a cooperação entre as escolas parceiras, a fim de incentivar os alunos a tornarem-se cidadãos europeus ativos e tolerantes à diversidade cultural;
  • Promover a abertura à inovação educacional, pedagógica e tecnológica;
  • Promover o sucesso educativo, melhorando o processo de ensino/aprendizagem e os resultados académicos/sociais;
  • Contribuir para o cumprimento da meta de redução do abandono escolar precoce;
  • Aumentar a autoestima dos alunos;
  • Dar aos jovens a oportunidade de testemunharem diferentes contextos de mercado e condições económicas através de exemplos de boas práticas;
  • Promover a educação para o empreendedorismo individual e social entre os jovens;
  • Proporcionar aos alunos o conhecimento e a experiência para começarem o seu próprio negócio;
  • Melhorar as competências comunicativas em Inglês de alunos e de professores;
  • Promover a utilização das TIC;
  • Promover uma escola participativa e aberta à comunidade, numa perspetiva local, nacional, universalista/europeísta.

NOTÍCIAS