Projeto GEOPARKS

erasmus logo

GEOPARKS é um projeto no âmbito do programa Erasmus+, Ação K2. Esta ação, Cooperação para a Inovação e Boas Práticas, pretende que as organizações possam trabalhar em conjunto a fim de melhorar a sua oferta para os alunos e partilhar práticas inovadoras.

Este projeto, com a duração de dois anos letivos, (2016/17 e 2017/18), envolve 4 países parceiros: Espanha (País Coordenador), Portugal, França e Grécia.

Ao longo do projeto, pretende-se desenvolver atividades de formação, ensino e aprendizagem com o objetivo de abrir as portas dos estabelecimentos de ensino envolvidos, alargar os horizontes dos nossos alunos, melhorar os seus resultados e competências e dar a conhecer e valorizar o património natural e geológico dos geoparques dos países parceiros (Parque Geológico Las Loras – Villadiego, Burgos – Espanha, Alpes-de-Haute-Provence, Digne Les Bains – França, Lesbos, Mytilene, Grécia e Arouca Geopark, Arouca, Portugal).

A coordenadora do projeto no AEA é a Subdiretora, Amélia Rodrigues. Integram a equipa as docentes Carminda Santos, Margarida Prata e Manuela Belém.

Este projeto prevê deslocações de professores e alunos aos países participantes, para apresentação das tarefas desenvolvidas e partilha de boas práticas. Numa primeira fase, o projeto incluirá a recolha de dados gerais sobre os geoparques de Portugal, informações que serão reunidas através da colaboração de professores, alunos e respetivos encarregados de educação.

Em outubro, realiza-se em Villadiego (Parque Geológico Las Loras - Burgos – Espanha) a reunião preparatória do projeto. Está prevista para março de 2017 a receção dos parceiros no AEA (2 professores e 4 alunos por país). Para além da reunião preparatória, há mais três mobilidades - Digne Les Bains (Alpes-de-Haute-Provence – França), Mytilene (Lesbos - Grécia) e Villadiego (Burgos – Espanha) - 2 professores e 4 alunos por mobilidade.

NOTÍCIAS

FICHEIROS