Vida para além das cinzas

No dia 4 de abril de 2017 o 7ºB participou na atividade/saída de campo “Vida para além da Cinzas”, no âmbito do projeto Eco Escolas e da PAP da aluna Ana Rita Mendes do 12ºE.

Os objetivos desta atividade passaram por contribuir para a reflorestação da Serra da Freita, sensibilizar os alunos para a necessidade de sermos solidários (com a natureza e com as pessoas) e conhecer, com maior profundidade, o território que nos circunda.

Liderados pela Ana Rita, fizemos uma caminhada, de aproximadamente 5Km, desde Santa Maria do Monte até aos viveiros da Granja. Daqui fomos até ao Baldio da Ameixieira onde, com imensa emoção, nos lançámos ao plantio de 50 medronheiros e 1 pinheirinho!

Removemos as plantas das embalagens, abrimos, com a ajuda de picaretas e enxadas, covas de cerca de 20cm e, carinhosamente, ligeiramente abaixo do solo, colocámos as árvores que se mantiveram firmemente de pé com a ajuda da terra, extraordinariamente rica, que fomos colocando, com jeito.

Todo este processo foi acompanhado pela Ana Rita que nos foi tirando fotos para mais tarde recordar!

No final, para além de nos sentirmos muito bem por termos contribuído, com o nosso tempo e energia, para a conservação e preservação da natureza, através da plantação de árvores autóctones, ainda recebemos um certificado de participação, que a nossa aluna/colega finalista, Ana Rita, fez.

Um agradecimento muito especial à Ana Rita que promoveu a acção, à Professora Carminda que nos acompanhou enquanto Diretora de Turma, ao Professor Jaime pelo apoio, à CMA que cedeu o Autocarro, ao Pedro Bastos que nos orientou na caminhada e, finalmente, mas não menos importante, à Ana do Movimento Matéria-Prima que gentilmente arranjou os Medronheiros e facultou as ferramentas, doando o seu tempo à atividade desenvolvida e a esta causa extraordinária de reflorestação daquela que é, afinal a Terra de todos nós.

Fotos