Semana da Leitura no Agrupamento

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, de 27 a 4 abril, as Bibliotecas Escolares realizaram várias atividades:

Final do Concurso de Leitura

Os alunos selecionados para a segunda fase do V Concurso de Leitura realizaram as provas orais no dia 29-03-2017, na biblioteca da EB2 de Arouca. Participaram dez alunos, representando o 1.º e o 2.º Ciclo.

Os vencedores da edição deste ano foram os seguintes:

  • 1.º Ciclo: Tomás Mendes Silva, 3.º A Burgo
  • 2.º Ciclo: Matilde Brandão, 5.º A EB2 ARC
  • SuperTurma: 3.º D BUR

A entrega de prémios e certificados realizou-se no dia 31 de março nos estabelecimentos de ensino a que pertencem os alunos.

Apresentação das histórias da Ajudaris

Foi dado destaque ao livro Ajudaris´16 Histórias de Encantar, com a apresentação dos textos realizados no âmbito do tema "Alimentação", que foram incluídos no volume 3 (Aveiro & Viseu) da edição 2016 das Histórias da Ajudaris.

Para presentear os alunos envolvidos e despertar outras turmas para a participação no projeto Histórias da Ajudaris foram apresentados os textos das turmas participantes e promovidos vários espetáculos.

A apresentação das histórias realizou-se nas Escolas Básicas de Alvarenga, Boavista, Rossas e Burgo. Nas Escolas Básicas de Alvarenga, Boavista e Rossas promoveu-se um espetáculo circense, dinamizado pelo ator Hugo Silva, que nos apresentou "As fantásticas aventuras do Bataté, Batatolas", tendo sido apoiado pelas seguintes entidades: Junta de Freguesia de Alvarenga, Associação de Pais da Boavista e Câmara Municipal de Arouca.

Na EB do Burgo estiveram presentes todos os alunos da escola e duas turmas da EB1 de Arouca, 4.ºB ARC e 2.º/4.ºC ARC, e assistiram ao espetáculo “O Baú do contador de Histórias”, dinamizado pelo contador Rui Ramos, que nos contou várias histórias recorrendo a vários livros POP UP e livros jogos, tendo sido apoiado pela Associação Ajudaris e pela Biblioteca Escolar do Burgo.

Nas várias sessões estiveram presentes os docentes, assistentes operacionais, elemento da direção do Agrupamento de Escolas de Arouca, autarcas, pais e encarregados de educação, alguns idosos do Lar de Alvarenga e o diretor do AVCOA.

Foram realizados marcadores de leitura com base nos textos produzidos digitalmente (texto, narração e ilustrações) e apresentados através da tecnologia da realidade aumentada, com o recurso à aplicação Aurasma.

No final da sessão, os coautores receberam os diplomas da Ajudaris e deram autógrafos.

Exposição sobre Banda Desenhada

As bibliotecas (ESA e EBA). promoveram uma exposição sobre banda desenhada com realidade aumentada no âmbito da semana da leitura. A exposição inclui seis cartazes focando os mais conhecidos autores e personagens de BD da atualidade: Quino – Mafalda; Jim Davies – Garfield; Uderzo – Asterix; Hergé – Tintin; Schulz – Charlie Brown e Watterson – Calvin e Hobbes. A tecnologia de realidade aumentada permitiu o acesso à narração das biografias dos autores e às tiras das respetivas bds. Os alunos da ESA e da EB2 ARC exploraram a exposição com o auxílio dos seus dispositivos móveis recorrendo à aplicação Aurasma. As páginas do agrupamento dinamizaram uma atividade integrada na exposição, na forma de um desafio digital. Tendo em conta o período reduzido em que a exposição esteve patente, os PBs decidiram alargar o prazo de participação até fim de abril de 2017.

Fotos