Sessão de formação sobre Literacia Digital

Durante o 2º período, os alunos das turmas do 5º A e B frequentaram 2 sessões de formação no âmbito da Literacia Digital em articulação com o professor de História e Geografia de Portugal.

Concurso Castelos de Portugal

Ao longo do 2º período os alunos das turmas do 5º A, B e C aceitaram o desafio de realizar um trabalho de pesquisa sobre um castelo de Portugal, atividade no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, enquadrada no tema “A formação do reino de Portugal”.

Escolas comemoram a “Semana da Floresta”

No âmbito do Dia Mundial da Árvore (21 de março), os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e 1º CEB, durante o mês de março, organizaram um conjunto de atividades no intuito de promover uma educação florestal que despertasse para a consciência de preservação e de cidadania.

A estas iniciativas aderiu a comunidade local, nomeadamente, associação florestal e autarquia. 

Comemoração do Dia Mundial da Saúde Oral

Com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Saúde Oral, dia 20 de março, a enfermeira Marta Ferreira realizou várias sessões de sensibilização na EBA e na ESA.

Palestra “Finalistas Seguros”

No dia 29 de março, a equipa PES, a Associação de Estudantes, a Direção e a GNR, numa ação conjunta, promoveram uma sessão para os alunos do 12º ano no sentido de os alertar para as situações/comportamentos de risco associadas às viagens de finalistas.

Vida para além das cinzas

No dia 4 de abril de 2017 o 7ºB participou na atividade/saída de campo “Vida para além da Cinzas”, no âmbito do projeto Eco Escolas e da PAP da aluna Ana Rita Mendes do 12ºE.

Os objetivos desta atividade passaram por contribuir para a reflorestação da Serra da Freita, sensibilizar os alunos para a necessidade de sermos solidários (com a natureza e com as pessoas) e conhecer, com maior profundidade, o território que nos circunda.

“Desenterrar das Merendas”, património cultural

Mais uma vez, os estabelecimentos de ensino de EB Alvarenga, EB Canelas e EB Rossas viveram a tradição do “Desenterrar das merendas”, costume associado à atividade agrícola e comemorativo da chegada da primavera. Noutros tempos, com os dias de lavoura a ficar mais longos, os patrões davam as merendas aos trabalhadores agrícolas que andavam na faina, sendo o primeiro dia, o dia do “Desenterrar das Merendas”.

Semana da Leitura no Agrupamento

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, de 27 a 4 abril, as Bibliotecas Escolares realizaram várias atividades:

Projeto ROTA DA REALIDADE AUMENTADA - Workshop de Smart Cinema

O Cine Clube de Arouca, no âmbito do projeto ROTA DA REALIDADE AUMENTADA, promoveu o Workshop de Smart Cinema, dia 4 de abril, na EB Canelas.

Projecto ROTA DA REALIDADE AUMENTADA - Oficina “Ilustração para Animação”

No âmbito do projeto ROTA DA REALIDADE AUMENTADA, dia 3 de abril, decorreu na EB Canelas, uma oficina de formação para alunos e docentes sobre ilustração para animação, orientada pelo professor bibliotecário José Gomes. Esta formação contemplou a comunicação visual da vertente artística, a ilustração aplicada à concepção de cenários e personagens, a criação de quadros de animação por camada e animação de personagens em duas dimensões.

Espetáculo “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”

A EB de Arouca, dia 4 de abril, com a colaboração da respetiva associação de pais e em articulação com a biblioteca escolar de Arouca, promoveu, no auditório da ESA, a apresentação do espetáculo/teatro/concerto e livro do projeto “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, com o objetivo de sensibilizar para a importância que as Energias Renováveis, a Redução, Reutilização e Reciclagem dos resíduos desempenham na sustentabilidade e preservação do Ambiente.

Projeto “Desafio das Ciências”

Projeto que pretende desenvolver a literacia científica dos alunos do 1º CEB e crianças do Pré-Escolar pelo desenvolvimento de atividades experimentais e laboratoriais, articuladas com os conteúdos curriculares de Estudo do Meio (1º CEB) e Conhecimento do Mundo (Pré-Escolar).

IPRO – o drone

No âmbito do IPRO (4º ano de escolaridade), no intuito de oferecer aos alunos o contato com tecnologias inovadoras e a criação de ambientes de aprendizagem e investigação favoráveis, é integrado o drone (veículo aéreo não tripulado) nas atividades curriculares. Para isso, um primeiro momento destina-se à formação de docentes para o uso destes dispositivos (ainda a decorrer), seguido de experimentação em contexto.

Projeto TICtando

A integração das TIC nas salas de aula dos JI e 1º CEB, no âmbito do projeto TICtando, são um testemunho de que a melhoria da qualidade educativa passa, inevitavelmente, pelo aproveitamento das potencialidades que nos oferecem as TIC e revelam-se como um suporte fundamental na apropriação transdisciplinar de novos conhecimentos, como é visível nos registos disponibilizados pelo JI (sala3) de Arouca (Educação Artística e Matemática), pela turma do 3º ano da Boavista (articulação com projeto “No Poupar está o Ganho”) e turma 4º ano de Ponte de Telhe (âmbito do IPRO).

Equipa do Restaurante Pedagógico prepara lanche para as turmas vencedoras do desfile de Carnaval

No dia 3 de abril, a equipa do Restaurante Pedagógico preparou e serviu um almoço e lanche às turmas vencedoras do concurso do desfile de Carnaval.

Esta iniciativa contou com a colaboração dos professores dos cursos de restauração, juntamente com as turmas do 11ºH e 11ºH1. 

Concurso 7 dias, 7 dicas

No âmbito do plano de atividades do departamento do 1º CEB, projeto TICtando, as turmas do IPRO (EB Arouca, EB Canelas, EB Alvarenga, EB Boavista) participaram no concurso “7 dias, 7 dicas com os média”, com trabalhos em suporte digital que sensibilizaram para o uso dos média e dispositivos digitais, com especial atenção para a segurança na sua utilização.

Finalistas do Secundário têm aulas de culinária no Restaurante Pedagógico

A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Arouca e o Restaurante Pedagógico estão a organizar aulas de culinária para os potenciais alunos que irão ingressar no Ensino Superior, sendo que essas aulas foram iniciadas no passado dia 28 de março e decorrerão até meados de maio, estando inscritos mais de 30 alunos, divididos por três turmas.

Dia da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 para convidar a sociedade à reflexão e à discussão sobre a importância deste recurso vital e precioso.

Dia da Árvore

O dia 21 de Setembro, além marcar o início da primavera, assinala também o dia da árvore. As árvores assumem um papel muito importante na preservação ambiental já que dão alimento e abrigo a animais, melhoram a qualidade do ar, dão sombra, favorecem a diminuição da temperatura e a humidificação do ar em dias de calor mais intenso, evitam a erosão dos solos e produzem oxigénio.

HorAESA de 24.03.2017

O tema central do programa foi o Dia Mundial da Água. Neste programa os alunos Cláudia Paiva, Daniela Ramos e Miguel Santos, da turma 10ºF, Curso Profissional de Multimédia, mostram-nos a importância da Água, formas de poupança deste recurso e a situação dos rios e ribeiras em Arouca..