ESA vence 1ª Edição do prémio FAQtos

esa vence faqtosLiliana Soares e Bruno Brandão, alunos do 12º ano da ESA, foram os grandes vencedores do Prémio FAQtos 2014 que decorreu no dia 5 de julho no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. A esta primeira edição do Prémio FAQtos concorreram 51 grupos, num total de 149 alunos do ensino secundário provenientes de todo o país. Após superarem várias etapas, apuraram-se 10 grupos finalistas, que nesta cerimónia apresentaram os seus trabalhos ao Júri Final.

A dupla de jovens cientistas da ESA conquistou o Júri com um trabalho sobre a influência das radiofrequências no neurocomportamento de larvas de moscas da fruta e arrecadou o 1º prémio no valor de 1500€.

O Prémio FAQtos é uma iniciativa promovida pelo INOV-INESC e Instituto Superior Técnico, no âmbito do projeto português FAQtos, que tem como objetivo contribuir para a formação de uma consciência coletiva em matéria de campos eletromagnéticos oriundos de fontes de telecomunicações (banda das radiofrequências), e do seu impacto na sociedade, bem como potenciais efeitos na saúde e ambiente.

Podem consultar o resumo desta edição, com os resultados finais, no portal FAQtos. As fotos da Cerimónia Final estão disponíveis na página do Facebook do FAQtos.

Imprimir

Na rota do escritor - António Feijó

"É que nas terras que tenho visto,
Por toda a parte por onde andei,
Nunca achei nada mais imprevisto,
Terra mais linda nunca encontrei."

Ilha dos Amores (1897), in Poesias Completas de António Feijó

2013 na rota escritorDepois de 4 anos de interregno, a Biblioteca da ESA retomou a atividade Na Rota de um Escritor (para docentes) e propôs a ida a Ponte de Lima, terra do poeta-diplomata António Joaquim de Castro Feijó (1859-1917).

A visita realizou-se no dia 1 de julho (Dia Mundial das Bibliotecas) com um grupo de 18 docentes (fotos).

Ao almoço, suculento e saboroso (arroz de sarrabulho, servido com rojões de porco), seguiu-se uma visita guiada pela simpática e gentil Dra Helena Morgado, do Turismo do Município de Ponte de Lima.

Deste modo, viajamos pelo património paisagístico e arquitectónico, histórico e imaterial da antiquíssima vila de Ponte de Lima, através de uma sensibilidade poética que aqui nasceu e viveu – António Feijó.

Imprimir

HORAESA distinguido com o PRÉMIO BOAS ONDAS

2013 horaesa premiadaO jurado, constituído por Luís Pena Morandeira de UVIGO TV, Rocio Pedreira, jornalista, Cesaltina Moreira, jornalista e Xerardo Feijoo Rapela da Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas!, premiou o HORAESA, na categoria de melhor programa radiofónico gravado, pelo seguinte motivo: «Valórase na realización do programa HORAESA a moi boa montaxe sonora, a limpeza e calidade do son así como a calidade e interesse dos contidos que refliten un axeitado e laborioso proceso de produción do programa. O Xurado felicita aos compoñentes do Agrupamento de Escolas de Arouca que fan posible co seu traballo a emisión semanal de programas con contidos educativos e realizados por rapaces e rapazas dende a Emisora Rexional de Arouca.»

Os Prémios Boas Ondas, sob o tema “a comunicação interescolar e o património cultural”, promovidos pela Associação Cultural e Pedagógica Ponte...nas ondas!, contaram com a participação do HORAESA, o programa radiofónico  do Agrupamento de Escolas de Arouca, transmitido todas as sextas-feiras, entre as 19h e 20h, na Rádio Regional de Arouca (103.2 FM) e realizado por cerca de meia centena de alunos de todos os níveis de ensino sob a orientação dos professores Márcia Ferreira, Nuno Bessa, Arménio Amaral, Dália Almeida, Fernando Alves, José Costa Gomes, Marco Costa, , Raquel Duarte, Rolando Marcos e Rúben Pereira.

Foram 80, os programas radiofónicos apresentados a concurso, provenientes de 57 centros de ensino primário, secundário, profissional e universitário da Galiza, Portugal, Brasil e Colômbia.

Imprimir

"Viver a escola" com o PES

2013 viver a escola com pesNo passado dia 6 de Junho, a equipa PES, com a colaboração dos alunos do 10ºE, dinamizou duas sessões de sensibilização “Viver melhor o Verão” e “Violência no Namoro” (fotos).

A sessão “Viver melhor o Verão” foi da responsabilidade do Dr. Ilídio Leão do Centro de Saúde de Arouca. Durante esta ação, os presentes foram alertados para vários riscos e para os cuidados associados às viagens, aos festivais, à praia, à piscina, enfim, às atividades de Verão. Por certo, os que assistiram, os alunos das turmas 10ºA, 10ºB, 10ºE e 12ºE e os professores que os acompanharam, Jorge Oliveira, José Mário Brandão, Sandra Mónica, Vera Silva e Vera Noites, irão viver mais saudavelmente este Verão e, caso tenham a oportunidade de assistir ao Campeonato Mundial de Futebol, no Brasil, vão estar mais prevenidos para os cuidados a ter antes e durante a viagem…

A segunda sessão, foi o culminar do projeto de Educação Sexual da turma do 10ªE, Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde. Estes alunos participaram no Projeto MEATUS do Núcleo de Atendimento às Vitimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro, durante este ano letivo, sujeitando-se à aplicação de um programa psicoeducativo e de intervenção intensiva e grupal. Os alunos assistiram a 5 sessões de 120 minutos, cujas formadoras foram a Dra. Délcia e a Dra. Patrícia, que lhes permitiu produzir materiais divulgativos (ver Tshirt) e adquirir competências para formar pares. Estiveram presentes nesta sessão, os alunos do 9ºC e 8ºG, acompanhados pelos professores Luís Coelho e Alexandra Fernandes, que participaram ativamente no jogo pedagógico de prevenção/reabilitação proposto.

O PES também esteve presente no sarau ExpressArt, com o grupo de dança “PES com dança”, que desde o início do ano tem aprendido, com a professora Natércia Rodrigues, os vários tipos de danças sociais.

Imprimir

DIA DA CIÊNCIA - Projeto "Pais com Ciência" da Associação de Pais das Escolas de Alvarenga

2013 pais com ciencia fisica vivaDia 9 de junho, no âmbito do programa “Pais com Ciência”, a Associação de Pais das Escolas de Alvarenga promoveu a atividade Dia da Ciência, aberta a outras comunidades educativas do agrupamento, no espaço da Escola Secundária de Arouca.

Da parte da manhã, decorreu a Feira da Ciência (fotos), onde foram desenvolvidas as oficinas: ANATOMIA DA FLOR, DESTE CHÁ EU GOSTO, FAZ O TEU CREME DE MÃOS, FAZ A TUA PASTA DE DENTES, com a participação de sensivelmente 100 alunos do pré - escolar e 1º CEB, representantes dos projetos “Oficina das Ciências da Associação de Pais das Escolas de Alvarenga” e "Descoberta entre gerações” da Associação de Pais de Moldes, projeto convidado.

Da parte da tarde, foi apresentado o Show de Ciência: FÍSICA VIVA (fotos), com participação de sensivelmente 300 alunos do agrupamento. Esta atividade foi organizada em articulação com a Fábrica da Ciência, que foi responsável pela dinamização das diversas atividades e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Arouca. Nesta iniciativa, os alunos verificaram, de uma forma simples e lúdica, como a Ciência está presente no nosso quotidiano e como se faz Ciência. 

Imprimir

Entrega de prémios: "Amo-te Língua Portuguesa" e "Na Ponta da Língua"

2013 entrega premios amote ponta linguaForam entregues os prémios dos concursos realizados no Agrupamento de Escolas de Arouca, no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Semana da Leitura (fotos).

O concurso “Na Ponta da Língua” (fotos) visava estimular o conhecimento sobre particularidades do uso e funcionamento da Língua Portuguesa e alguns dados sobre a sua projeção internacional. Participaram alunos dos diferentes níveis de ensino, do 1º ciclo ao Ensino Secundário. Estão de parabéns os alunos: Carolina Rosário da EB1 do Arouca; Andreia Oliveira, do 6ºC; Daniel Alexandre, do 8ºA e Liliana Patrícia, do 12ºB, que se revelaram grandes conhecedores da sua Língua.

Imprimir

Maio – mês do coração

2013 maio mes do coracaoPara a comemoração do mês de Maio-Mês do Coração, a equipa PES desenvolveu um conjunto de atividades diversificadas que permitiram uma reflexão sobre a prevenção das doenças cardiovasculares (Fotos).

O mês começou com os alunos dos jardim-de-infância, 1º e 2º ciclos a elaborarem frases alusivas aos hábitos de vida saudável, que serviram para a construção de uma estrutura, em forma de coração, a qual foi entregue em instituições/estabelecimentos durante uma caminhada, “Heart walk”, nas diferentes localidades. É de pequenino que se fortalece o coração. Para além das sábias dicas transmitidas à população, ficaram também estes locais mais embelezados com os alegres corações.

Nos dias 6 e 7 de maio, decorreram duas ações de formação – Programa “ifone 112: aprende a salvar vidas”, para as turmas 10ºE e 12ºA, respetivamente, da responsabilidade da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis. Alunos e professores da Escola de Enfermagem ensinaram quais as manobras de suporte básico de vida a prestar numa situação de emergência.

Foi nesta semana que foi inaugurada a exposição “Coração com Arte é Amor, é Vida”, com trabalhos realizados por alunos do 7º e 8º anos, da responsabilidade da professora Edite Costa. A prática usada foi filigrana aplicada à técnica da modelação com gravura: gravura e baixo relevo.

Os alunos das turmas A, F e E, do 9º ano de escolaridade, na manhã do dia 13, no tempo letivo correspondente à disciplina de Ciência Naturais, em parceria com os professores António Moreira, Fátima Duarte e Sónia Almeida, participaram no “Heartpaper”. Foi um momento bem divertido, um “paper” feito com e à medida do coração. O prémio atribuído foi oferecido pela Câmara Municipal de Arouca e, garantidamente, é super refrescante – uma entrada nas piscinas exteriores para toda a turma.

Está provado que a realização de atividades manuais combate o stress do dia-a-dia. Sabendo que o coração “sofre” com os “ritmos acelerados” da sociedade atual, o Gabinete de Informação ao Aluno (GIA) promoveu um momento de descontração. Assim, no dia 15, foi dinamizado, pela professora Natércia Rodrigues, um workshop para apreender a técnica de “Patchwork”. Participaram os alunos da turma E, do 10º ano, e professores interessados.

Na semana de 19 a 23 de maio foi servida uma ementa elaborada pela nutricionista Elodie de Almeida, na cantina das escolas, permitindo aos alunos usufruírem de refeições confeccionadas com o propósito de prevenir doenças cardíacas.

Diz o ditado que não há duas sem três, e assim esperam os professores que participaram na 2ª edição do workshop “Cozinhar para o coração”, pois, à semelhança do que aconteceu no ano passado, o professor Manuel Mendes e o aluno Fernando Machado, do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, confecionaram pratos dignos de várias estrelas Michelin.

No dia 22 de maio, a Escola Secundária teve o enorme prazer de receber o doutor José Augusto Santos, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que proferiu uma sessão intitulada “Boa alimentação, bom exercício, bom coração”. Participaram os alunos das turmas 7ºD, 10ºB, 10ºD+, 10ºG e 11ºG, acompanhados pelos professores Natércia Rodrigues, Manuel Brito, Carla Oliveira, Sónia Almeida e Alexandre Fernandes.

A professora Natércia Rodrigues e o “PES com Dança”, no dia 29 de maio, apresentaram uma coreografia que permitiu envolver os alunos, os professores e os assistentes operacionais. Concluiu-se com ritmo, alegria e muita envolvência a maratona de maio.

Ao longo do mês esteve presente, na Escola Secundária, a Unidade Móvel de Saúde, com as técnicas da ADRIMAG, do projecto Arouca Inclui, que dinamizaram as sessões “Dependências: mitos e crenças”, no dia 5, Bebidas alcoólicas: vamos destilar esta ideia?”, no dia 13, “Vida saudável – Alimentação na medida certa”, no dia 20.

O conceito de saúde extravasa o individuo. A equipa PES sensível às questões ambientais, reutilizou materiais usados na divulgação desta efeméride, nomeadamente na faixa, cuja realização esteve a cargo das professoras Natércia Rodrigues e Dilma Pereira.

A equipa PES agradece a todos os que colaboraram nas atividades e à comunidade arouquense que aderiu e que acarinhou o nosso projeto.

Imprimir

Campeonato Nacional de Verão – ANDDI 2014

2013 anddi 2014 portimaoRealizou-se no passado fim de semana (7 e 8 de junho), no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande (Portimão), o Campeonato Nacional de Verão – ANDDI 2014. Esta atividade foi organizada pela associação O2–Portimão e pela ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual.

Este evento contou com a participação de 18 instituições e clubes de todo o país, tendo participado cerca de 100 nadadores.

Para esta atividade, o Agrupamento de Escolas de Arouca fez-se representar pela seguinte comitiva: os alunos Daniel Soares (9º F), João Fernandes (7º E), José Valente (7º C) e Rita Pinho (8º D) e os professores/treinadores Marco Barata e Nuno Goyanes (Fotos).

A aluna Rita Pinho sagrou-se tricampeã nacional nas provas de 50m costas, 100m costas e 100m livres. Alcançou, igualmente, um 2º lugar na prova de 50m livres; o aluno Daniel Soares obteve três medalhas de prata (50m e 100m bruços e 100m livres); o aluno João Fernandes conquistou duas medalhas de prata (25m costas e 50m costas) e uma de bronze (100m livres). O aluno José Valente participou nestes campeonatos como Extra, tendo melhorado os seus registos pessoais.

Os nossos nadadores estiveram brilhantes em todas as suas provas, batendo diversos recordes pessoais e alcançando resultados e classificações finais que devem encher de orgulho todo o Agrupamento e vila de Arouca.

Resta agradecer à Câmara Municipal de Arouca o apoio financeiro prestado que possibilitou esta fantástica participação dos nossos alunos neste campeonato.

Imprimir

Festival aquático

2013 festival aquaticoNo passado dia 4 de junho, a piscina municipal de Arouca foi palco de um Festival Aquático, em que participaram os alunos da Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Arouca, bem como utentes da Associação para a Integração de Crianças Inadaptadas de Arouca (AICIA) e do Centro Paroquial de Promoção Social Rainha Santa Mafalda (Fotos).

Este evento esteve inserido no Plano Anual de Atividades do Agrupamento e juntou cerca de 59 participantes. Foi organizado pelos docentes que lecionam as disciplinas de Natação Adaptada e Psicomotricidade em Meio Aquático, em articulação com os docentes da Educação Especial.

A atividade decorreu nas duas piscinas interiores do Complexo, ficando os alunos que têm uma mobilidade mais reduzida na piscina mais pequena. Na piscina de 25 metros, os alunos desenvolveram, de forma dirigida, um circuito de situações lúdicas e jogos simplificados, como forma de demonstrar o trabalho realizado ao longo do ano letivo.

Na parte final, foi realizada uma pequena surpresa para todos os intervenientes: uma aula de hidroginástica que permitiu conciliar música, exercício e boa disposição.

A atividade terminou com um lanche oferecido pela direção do Agrupamento e contou com a presença da Vereadora da Educação, Dra. Margarida Belém, e da subdiretora do Agrupamento, professora Amélia Rodrigues.

Este evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, na cedência da piscina e no transporte de todos os alunos das diversas escolas de 1º CEB e JI; das instituições de Arouca que estiveram presentes; da professora Sílvia Gonçalves pela divertida aula de hidroginástica; e finalmente das Assistentes Operacionais que acompanham estes alunos ao longo do seu dia-a-dia e que sem a sua ajuda, seria muito complicado levar a cabo este tipo de atividades.

Imprimir

Express Art, sarau 2014

2013 express art noticiaNo dia 6 junho decorreu o Sarau Expressart no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de Arouca (Fotos). 

Muitas foram as atrações e os novos talentos que se apresentaram em palco, para presentearem a enorme plateia que assistiu.

Um evento desta natureza só foi possível pela vontade da direção do agrupamento de Escolas de Arouca e a co-produção da Câmara Municipal de Arouca. No entanto, o sucesso deste evento foi resultado do esforço e empenho de uma vasta equipa: alunos, professores, funcionários e encarregados de educação. 

A direção da escola aproveita para agradecer desta forma a todas as entidades locais, patrocinadores e pessoas, que de uma forma ou outra, estiveram envolvidas no evento.

Nota: Estamos a espera de novas fotos que serão adicionadas as existentes.

Imprimir

Concurso Jovens Empreendedores em Arouca

2013 concurso jovens empreendedores AroucaNo dia 2 de Junho aconteceu, na loja interativa do turismo, uma tarde inteiramente dedicada ao empreendedorismo jovem.

A ADRIMAG, através do projeto AroucaInclui (CLDS+), e a Câmara Municipal de Arouca promoveu o I Concurso Jovens Empreendedores dirigido aos estudantes de nível secundário do município de Arouca (fotos). Esta iniciativa, desenvolvida com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Arouca e da Escola Básica e Secundária de Escariz, despertou os jovens para o empreendedorismo, estimulando-os para o desenvolvimento de ideias criativas que se podem transformar em projetos inovadores.

A Escola Secundária de Arouca contou com 7 grupos de alunos que participaram com projetos variados.

Os prémios atribuídos foram:

  • 1º prémio - Aproveitamento de desperdícios - cascas de ovo, de frutas e legumes (alunos do 11º G – Curso Profissional de Restauração – variante Cozinha/Pastelaria)
  • 2º prémio – Criação de um albergue low-cost - Arouca Recebe-te (alunos do 12º A, 12º B e 12º E )
  • 3º prémio - Criação de um complexo de bungalows (Escola Secundária de Escariz).

Parabéns aos participantes! Os vencedores foram todos os jovens que se atreveram a arriscar.

Imprimir

"Pais Com Ciência" na EB1 de Alvarenga

2013 pais com ciencia 04 junhoA EB1 de Alvarenga, no âmbito Pais com Ciência, realizou mais uma saída de campo ao rio Paiva, para recolha de amostras de substrato litológico do leito do rio (sedimentos) e de amostras de mão das margens do rio (rochas) (Fotos). De seguida, passou aos procedimentos de limpar, triar e classificar (recorrendo a chaves dicotómicas) as amostras recolhidas. Finalmente, observou os sedimentos à lupa binocular e realizou testes para identificar características de algumas rochas. Esta atividade contou com a preciosa colaboração de Susana Bastos (Bióloga AGA).

Ainda no mesmo âmbito, no dia 4 de junho, os alunos tiveram oportunidade de estudar o ecossistema ribeirinho da praia fluvial da Paradinha (rio Paiva), em saída de campo monitorada por Rui Francisco (Projeto Rios) e Susana Bastos Rodrigues (AGA) (Fotos). Nesta atividade recolheram macroinvertebrados, (bons indicadores biológicos e muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas), fizeram o estudo dos parâmetros físico-químicos da água do rio (pH, temperatura, cor, transparência, odor, e presença, ou não, de poluentes e contaminantes) e realizaram o levantamento e registo fotográfico de exemplares da fauna e flora ali presentes. Por fim, assistiram à palestra “ Ecossistemas Ribeirinhos: Fauna e Flora do rio Paiva”, orientada por Susana Bastos (Bióloga da Associação Geopark Arouca). Muito importante nesta atividade, foi concluir que os nossos rios são saudáveis, limpos e bem cuidados!

Imprimir

Vencedores dos DESAFIOS DA BE

2013 vencedores desafios beAo longo do ano letivo na Biblioteca Escolar da Eb2,3 DESAFIOS DA BE foi um concurso que pretendeu incentivar os alunos a responder, de forma voluntária, a desafios propostos nas várias áreas do conhecimento. Este concurso foi destinado a todos os visitantes do bibliobeeb (blogue da biblioteca- http://arouca8.webnode.pt/ ). Inicialmente, os desafios destinados apenas aos alunos do 2º ciclo foram alargados aos alunos do 1º ciclo de forma a promover as literacias digitais e tecnológicas. Assim, a BE recorreu mais uma vez ao bibliobeeb, dedicando alguns dos desafios a todos os seus visitantes, nomeadamente os mais pequeninos.

Este ano destacaram-se, com maior número de respostas certas nos desafios respondidos, os alunos: Teresa Silvestre do 6ºH e José Quintas do 5º B.

Parabéns aos vencedores e todos os outros vencedores que participaram desafiando as suas dificuldades. A biblioteca escolar agradece igualmente aos professores dos vários departamentos que colaboraram neste concurso.

Imprimir

Maus tratos na infância

2013 prevencao maus tratos infanciaNo âmbito do PES, o Agrupamento de Escolas de Arouca associou-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco na organização de atividades comemorativas do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, que decorreram no Pólo Escolar de Canelas (Fotos).

Esta iniciativa constou da dinamização de diferentes jogos, que pretenderam sensibilizar a comunidade educativa para a importância de banir os maus tratos na infância e de promover os direitos das crianças e jovens.

Imprimir

Saúde oral

2013 saude oralNa manhã do dia 8 de Maio, decorreram, na Escola EB 2,3, três sessões de sensibilização sobre a saúde oral (fotos), dinamizadas pela Dra. Carla Gomes, que gentilmente aceitou o convite da equipa PES.

Nestas sessões, destinadas às turmas do 5º ano de escolaridade, os alunos foram alertados para a importância da higiene oral e para a utilização dos cheques dentista, os quais devem ser utilizados até 31 de Agosto.

Imprimir

Alunas da ESA vencem o 22º Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores

2013 esa vence jovens cientistasMariana de Pinho Garcia e Matilde Gonçalves Moreira da Silva, alunas do 10º ano, conquistaram o 1º Prémio no Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores com o projecto Smart Snails. Desenvolveram um teste de elevada sensibilidade para a detecção de poluentes desreguladores endócrinos, utilizando embriões de caracóis de água doce. Este estudo inovador, actual e com grande potencial económico, foi apresentado na VIII Mostra Nacional de Ciência, que teve lugar no Museu da Electricidade, em Lisboa, e vai representar Portugal no European Union Contest for Young Scientists, que terá lugar em Varsóvia, no próximo mês de Setembro. O trabalho foi desenvolvido na Oficina da Ciência do nosso Agrupamento, um projeto da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Arouca, financiado pela Agência Ciência Viva no âmbito do programa Pais com a Ciência.

O coordenador do projecto, professor Filipe Ressurreição, foi distinguido com o Prémio Especial Professor Coordenador.

O outro trabalho finalista "Narcissus cyclamineus - uma morte anunciada?", da autoria de Madalena de Brito Vilar, Paula Alexandra Vieira Tavares e Sara Inês Martingo, alunas do 12º ano (coordenado pela professora Carminda Santos) destacou-se pela qualidade, inovação e rigor científico. Este estudo permitiu conhecer melhor este endemismo ibérico em risco de extinção e disponibilizou resultados importantes que facilitam a implementação de um programa de conservação. Dada a importância do trabalho o grupo foi convidado a participar no 32nd Youth Science Meeting, que decorrerá em Aveiro, de 20 a 27 de Julho.

Imprimir

Desfile "Do velho se faz Novo"

2013 concurso velho se faz novoMais uma vez, o Agrupamento de Escolas de Arouca participou no desfile “Do velho se faz Novo”, que decorreu no dia 30 de maio, no Terreiro de Santa Mafalda (Fotos).

Organizado pela Câmara Municipal de Arouca, este evento faz parte do programa oficial da Semana Europeia de Geoparks, dinamizado pela AGA (Associação Geopark de Arouca).

Através da reutilização de materiais, com visível criatividade, as escolas construíram os seus modelos, com o forte contributo dos docentes das AEC e Encarregados de Educação.

Participaram no desfile alunos, docentes e colaboradores. Estiveram presentes modelos do Polo Escolar de Rossas (JI e EB1), do Jardim de Infância do Polo Escolar do Burgo, da EB1/Jardim de Infância de Bacelo,Tropeço e EB1/Jardim de Infância de Paços,Moldes, num total de 150 figurinos. Uma atividade representativa da articulação inter instituições na promoção da Educação Ambiental.  

Imprimir

Dia do Geólogo

2013 dia do geologoNo âmbito da Semana Europeia dos Geoparks, no dia 30 de maio, o Agrupamento de Escolas de Arouca, em articulação com a Associação Geopark Arouca, comemorou o Dia do Geólogo.

Técnicos daquela instituição visitaram as escolas EB1 de Ponte de Telhe e Polo Escolar de Canelas (fotos)e sensibilizaram os alunos para importância da atividade profissional de um Geólogo no aprofundamento do conhecimento sobre o planeta que nos serve de casa.

Os alunos conheceram várias metodologias utilizadas pelos geólogos e seus instrumentos de trabalho. Analisaram e identificaram rochas em amostra de mão e compreenderam a aplicação do microscópio no conhecimento da génese das rochas. Fizeram, ainda, uma introdução à cartografia, compreendendo que a cartografia é uma ferramenta base para um geólogo. Foi uma experiência enriquecedora e vivenciada com muita curiosidade pelos alunos.

Um agradecimento à AGA pela sua disponibilidade na promoção da Ciência nas nossas escola.   

Imprimir

JI Polo Escolar de Rossas - Menção Honrosa no concurso "Vamos Ilustar um Livro"

2013 concurso vamos ilustrar um livroO Jardim de Infância do Polo Escolar de Rossas foi premiado com uma Menção Honrosa, no concurso internacional “Vamos ilustrar um livro”. Concorreram 147 estabelecimentos de ensino oriundos de cinco países da CPLP: Angola, Brasil, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, tendo sido premiados 22 trabalhos.

Este concurso, promovido pela editora Educativa, foi destinado às crianças da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com faixa etária entre os 3 e os 6 anos, a frequentar Jardins de Infância (JI) ou estabelecimentos equiparados, públicos ou privados. Pretendia-se que, com base nos textos que compõem a obra “Nos Braços da Amizade", os pequenos ilustradores produzissem trabalhos inéditos de desenho e pintura em cartolina.

Os trabalhos vencedores vão ser incluídos nesta obra, a editar durante o mês de setembro de 2014.

Todos os alunos vencedores receberão um Diploma digital de participação e os JI serão premiados com: 2 exemplares da obra, 1 exemplar da coleção de Puzzles Super Perceção & Atenção, 1 jogo educativo Fórmula Dino e 1 exemplar das Cartas de Sons B e P.

Estão de parabéns alunos, educadoras e a escola!

Imprimir

Visita de estudo ao Porto

2013 visita estudo portoNo dia 27 de Maio a turma G do 11º ano do Curso Profissional de Restauração – variante Cozinha/Pastelaria realizou uma visita de estudo ao Porto (Fotos).

O itinerário começou com a visita à Escola de Hotelaria e Turismo (Edifício da antiga Escola de Artes, Soares dos Reis) à entrada pode ler-se "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” (Fernando Pessoa), um belo mote para uma visita tão desejada!!

O contacto com as excelentes instalações na área da cozinha e a explicação do modo de funcionamento da escola captou o interesse dos alunos. O grupo seguiu para o emblemático Mercado do Bolhão.

A observação atenta dos produtos, comerciantes, turistas, sentiu-se num espaço único da cidade do Porto.

Ao meio dia e trinta minutos iniciou-se o almoço no Café Progresso (mais antigo do Porto), onde se fomentou o convívio entre professores e alunos.

A passagem pela Livraria Lello e loja “A vida Portuguesa” despertaram os alunos para “realidades culturais desconhecidas”, pelo menos, para a maioria dos participantes.

A caminhada seguiu rumo à Praça da Liberdade, com paragem na Estação de S. Bento.

O grupo dividiu-se, e repartiram-se os alunos, pelos professores acompanhantes: realizou-se a assinatura do Protocolo da Formação em Contexto de Trabalho no Hotel Intercontinental (os futuros estagiários conheceram as instalações e o monitor de estágio) e visitaram-se algumas lojas na Rua de Santa Catarina.

Por volta das 16 horas o grupo reuniu, e dirigiu-se até ao Palácio da Bolsa, onde se iniciou a viagem de regresso.

Imprimir