EcoPaper na ESA

No dia 1 de Junho, a turma 10ºB e o grupo Eco-Escolas realizaram o I Ecopaper (fotos), inserido na comemoração do dia Eco-Escolas (fotos). Uma atividade que visava sensibilizar os participantes para a proteção ambiental testando os seus conhecimentos em reciclagem, botânica e políticas ambientais. Na atividade estavam inscritas 6 equipas que através de excelentes desempenhos revelaram ser cidadãos atentos e preocupados com a “saúde do nosso planeta”. A equipa vencedora era composta por alunas do 7ºC (Ana Bastos, Ana Duarte, Andreia, Liliana Ferreira e Patrícia Pinho) e pela professora Conceição Brandão.

A organização da atividade agradece a adesão de todos bem como o empenho e o interesse com que participaram na atividade.

Imprimir

Jovens Cientistas da ESA conquistam 2º Lugar

A equipa da ESA

O projeto Efeitos das RFR na Fertilidade Masculina foi distinguido com o 2º Prémio na final do Prémio monIT, o maior concurso nacional de Engenharia, Eletrónica e Telecomunicações (fotos).

Os autores do estudo, Mariana Azevedo, Ricardo Fernandes e Armindo Fernandes, alunos do 12º ano, defenderam o trabalho na Cerimónia Final do Prémio monIT que decorreu no dia 30 de Junho, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Num certame dominado por especialistas da eletrónica e telecomunicações, os nossos cientistas destacaram-se com as suas moscas e impuseram, com grande brilhantismo, um estudo de investigação aplicada na área das ciências da saúde.

O estudo foi desenvolvido na Oficina da Ciência da ESA e permitiu demonstrar que a exposição frequente às radiações de radio frequência emitidas pelos telemóveis compromete a capacidade reprodutiva dos super-machos de Drosophila melanogaster.
Com este prémio a ESA foi distinguida com um troféu e os jovens investigadores, para além de um troféu, arrecadaram um prémio monetário de 1000 euros e diverso material multimédia.

Imprimir

Prémio DELF ESCOLAR 2012

No dia 27 de junho, na Alliance Française do Porto, aconteceu a cerimónia de entrega dos prémios aos alunos que obtiveram o melhor resultado no exame DELF (DIPLOMA DE ESTUDOS EM LÍNGUA FRANCESA), nos diferentes níveis de proficiência, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, A1,A2,B1,B2. Assim, pela 2ª vez, o aluno do 12º A, José Lúcio Gomes ganhou uma bolsa de 40 horas de Formação< pelo excelente resultado obtido no exame de nível B2. (No ano anterior frequentou também uma formação graças ao seu desempenho no nível B1).

Na cerimónia, foi destacado o papel da escola, dos professores e, acima de tudo, dos pais no incentivo que dão aos seus filhos para o estudo e certificação em línguas estrangeiras, em especial na língua francesa, uma porta aberta para um futuro escolar e profissional mais promissor.
(A certificação no nível B2 facilita, por exemplo, a candidatura a uma universidade francesa ou o ingresso no mercado de trabalho.)

Mais uma vez, parabéns ao José Lúcio pela sua competência linguística e pelo seu contributo na promoção da Língua Francesa.

Imprimir

Sarau «Todos Em Cena» 2012

O Teatro é já uma tradição na ESA! Nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Auditório Grande, realizou-se o Sarau «Todos em Cena», onde foram apresentados os projetos teatrais dos alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos.
Mais uma vez, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar as suas aptidões na arte da representação, tendo brilhado em palco e visto, desse modo, o seu esforço recompensado.

As sessões contaram com a presença de pais e encarregados de educação, que compareceram em grande número e tiveram a oportunidade de assisitir a grandiosos espetáculos (Fotos).

As professoras responsáveis congratulam-se com o sucesso desta atividade.

Imprimir

Geonatura

Os professores da turma do Curso de Educação e Formação de Adultos – Técnico de Informática da Escola Secundária de Arouca levam a efeito um concurso de fotografia de nome “GeoNatura”, dirigida aos alunos do curso.

Para mais informações consulte o regulamento do Concurso.

Imprimir

SuperTmatik

No âmbito do campeonato nacional do SuperTmatik, foram apurados, nas categorias “Cálculo Mental” e “Quiz Matemático”, os campeões e vice-campeões por cada ano de escolaridade do 3º ciclo.

Cálculo Mental

CampeãoVice-campeão
Luís Martins (7A)Gonçalo Rocha (7A)
João Vitor (8D)Mariana Melo (8A)
Márcia Mendes (9A)Filipe Duarte (9A)

Quiz Matemático

CampeãoVice-campeão
Ricardo Silva (7B)Roberto Ferreira (7C)
Mickael Vilar (8D)Ricardo Quintas (8D)
Luís Prado (9E)Paulo Castro (9C)

Estes alunos participaram na Grande Final Nacional Online que se realizou no dia 26 de abril, na ESA.

Parabéns a todos os participantes e em especial ao Roberto Ferrreira, 7ºC, que alcançou o dígno 13º lugar na classificação nacional.

Mais fotos clique aqui.

Imprimir

Maio, mês dos afetos

É grã peça ser-se afeiçoado

Professores e alunos comemoram o Dia do Abraço O coração é o órgão impulsionador do sangue. Cada minuto do dia é preenchido por cerca de 80 batimentos cardíacos. Mas, para além de funções vitais, ao coração foi atribuído, um outro papel fundamental: é nele que estão guardados os nossos mais secretos sentimentos! Em maio, o PES dedicou-se à promoção da saúde cardíaca através da celebração desses afetos (fotos).

No dia 15 do mês, Dia Internacional da Família, foi entregue o prémio à vencedora do concurso de acrósticos, a aluna Vânia Rocha, do 9ºF. Neste concurso, os alunos do 9º ano foram desafiados a construir, conjuntamente com os seus Encarregados de Educação, um acróstico alusivo ao tema “Gravidez na Adolescência”, no âmbito do projeto de educação sexual. A escolha não foi fácil para o júri, pois eram muitos e bons os trabalhos a concurso, e por isso todos estão de parabéns! O PES agradece aos professores que apoiaram esta atividade, bem como a todos os elementos do júri, em especial ao senhor Valdemar Duarte, presidente da associação de pais e encarregados de educação da nossa escola.

Com o Dia Internacional do Abraço, a 21 de maio, chegou o concurso “Dá-me um abraço”. A aluna Daniela Soares, do 9ºF, foi aquela que mais abraços deu e recebeu, e por isso ganhou um vale de 15 euros para descontar na loja de desporto – Planeta D. Para os vencidos, ficou a sobrar um merecido laço, bem docinho por sinal! O PES deixa aqui um abraço ao formador Jorge Pinho e aos alunos do CPPAD pela confeção destes doces.

Por fim, no dia 29 de maio, surgiu a oportunidade de todos os elementos da comunidade educativa manifestarem o seu afeto pelos mais queridos, sob a forma de uma mensagem escrita deixada no “Placar dos Afetos” que foi colocado na biblioteca da ESA. Agora… toca a “mexer”, que o Junho já chegou!

Imprimir

Segundo Sarau Escolar de Talentos

LUZES, COR, JUVENTUDE E MUITO TALENTO foram os principais ingredientes de sucesso do II Sarau Escola de Talentos EXPRESSARTE, um evento que teve como objetivo principal levar os alunos a exaltar e potenciar as suas competências, as suas capacidades técnicas e artísticas, de áreas tão distintas como a dança, o canto, o teatro, a música, o desporto e tudo o que seja talento (Fotos).

Este evento foi um grande desafio para todos os que estiveram envolvidos na sua organização. Proporcionar ao público uma noite cultural e artística muito agradável foi também um dos nossos propósitos. A satisfação de mostrar o trabalho dos nossos alunos foi enorme e cumpriu os nossos objetivos enquanto escola para todos.

Agradecemos o apoio de todos os participantes, colaboradores e patrocinadores: Escola Secundária Almeida Garrett, Escola Secundária de Esmoriz, Escola de Dança Ana Luísa Mendonça (EDALM), Câmara Municipal de Arouca, Junta de Freguesia de Arouca, Bombeiros Voluntários de Arouca, Centro Juvenil Salesiano de Arouca, FotoMais, Oasis, AroucaGeopark, Risos & Sorrisos, DiasNoites.pt, Inforarouca, Iforomnia, Sapatarias Sopel, Tono Florista e Odete Florista.

Imprimir

Mais um prémio para a ESA

Os trabalhos dos alunos da ESA foram mais uma vez distinguidos no concurso escolar «Como melhorar a qualidade ambiental da minha comunidade?», destinado a todos os alunos e professores da Área Metropolitana do Porto e organizado pela AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO e a Câmara Municipal de Arouca, no âmbito da «Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável» [2005-2014] e da Década da Biodiversidade [2011-2020].

Imprimir

Resultados da final do Campeonato de Língua Portuguesa

Os vencedores da 3ª edição do Campeonato da Língua Portuguesa são:

  • Carolina Garrido, 7A (*)
  • Matilde Silva, 8D
  • Leonor Constantino, 9C

MUITOS PARABÉNS!

Os prémios serão entregues na próxima 4ªfeira, dia 6, às 10h na Biblioteca.
(*) Embora na prova final tenha tido o mesmo número de erros que a Maria Inês Tavares e a Alexandra Teixeira, ao longo do Campeonato obteve um melhor resultado global.

Imprimir

ESA vence JCI 2012

ESA CONQUISTA
1º LUGAR e MENÇÃO HONROSA
NO CONCURSO JOVENS CIENTISTAS

O trabalho Flies on the phone da autoria de Armindo Picão, Mariana Santos e Ricardo Picão, alunos do 12º ano do Curso de Ciências e Tecnologias foi galardoado com o primeiro lugar no concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2012, e irão representar Portugal na Eslováquia de 21 a 26 de setembro.

Por sua vez, o projeto de investigação Red Bull dá-te asas? desenvolvido pelas alunas Ana Cláudia Almeida, Vânia Santos (alunas do 12º ano do Curso de Técnico de Análises Laboratoriais) e Cecília Moreira (ex-aluna da ESA e estudante de Medicina no ICBAS) obteve uma menção honrosa.

A escola esteve ainda em destaque na pessoa do professor José Filipe Ressurreição que foi agraciado com o Prémio Especial Professor, pelo seu trabalho de acompanhamento do projeto vencedor.

Os projetos foram avaliados, por um júri da área, na 6ª Mostra Nacional de Ciência, que decorreu de 31 de maio a 2 de junho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa (fotos).

A todos muitos PARABÉNS!

Atualização

reportagem Ciência 2.0

Imprimir

A ESA na Final de Natação


Manuel Figueiredo
Nos dias 25 e 26 de Maio, nas piscinas municipais da Póvoa de Varzim, a fase Nacional do Desporto Escolar da Natação. Nesta fase estão presentes os melhores atletas do paísnas provas em que foram apurados e a ESA está representada pelo aluno Manuel Figueiredo do 11.ºA que participará nas provas de 100m costas e de 50m mariposa.

Imprimir

Sarau Todos em Cena - Convite

O Departamento de Línguas tem o prazer de convidar todos os elementos da comunidade educativa para assistir às representações dos alunos, no âmbito da disciplina de Teatro. Esta atividade terá lugar no dia 31 de maio, no auditório da ESA, com início às 20.30h.

Venha divertir-se connosco!

Imprimir

Vencedor de Concurso

Logotipo vencedor
Logótipo vencedor do concurso
O aluno Sérgio Miguel Amaral Costa, pertencente à turma E, do 12.º ano, do Curso Artes Visuais, foi o vencedor do concurso "Um nome para o Restaurante Pedagógico e Logótipo”. Como prémio foi atribuído ao aluno um almoço para si e para os seus Pais no Restaurante Pedagógico, pela Diretora dos Cursos Profissionais, a Professora Ana Isabel.
Poderá ser consultado aqui o texto explicativo do seu trabalho.

No concurso participaram seis alunos. A Equipa Pedagógica do Curso Profissional Técnico de Restauração agradece a todos os participantes o seu contributo e sensibiliza para a participação neste tipo de iniciativas, constituindo sempre uma mais-valia para o crescimento pessoal e académico dos alunos participantes.

O Restaurante Pedagógico tem agora um nome - SABORES DO SABER - e uma imagem de marca que ajudarão a promover e divulgar o excelente serviço prestado às comunidades escolar e local.

Imprimir

Leiam! E tornem o mundo brilhante!

Aspeto da sessão.No âmbito do projeto LER NO SÉCULO XXI, realizaram-se, nos dias 4 e 14 de maio, duas sessões de motivação para a leitura (fotos), destinadas aos pais dos alunos de todo o Ensino Básico e dos Cursos Profissionais e aos alunos de 7º ano, respetivamente. As sessões foram dinamizadas pelo Doutor Alfredo Leite, psicólogo educacional e diretor pedagógico do Projeto de Promoção do Livro e da Leitura - Mundo Brilhante.

A sessão destinada aos pais teve como título “Filhos que leem, filhos felizes!”, sessão esta que encheu o auditório da ESA e onde os presentes puderam interagir com o orador, aprendendo algumas dicas sobre como tornar os filhos mais felizes através da leitura. Para os alunos de 7º ano, o lema foi “O prazer da(s) leitura(s). Os alunos também interagiram de forma entusiástica com o Dr. Alfredo Leite, o qual proporcionou a cada turma um momento de reflexão e de sensibilização sobre a importância da leitura e da poesia para a compreensão do mundo e desenvolvimento da criatividade.

Imprimir

Vencedor do Concurso "Eu conto, tu contas..."

Anthony Costa, vencedor do concursoO grande vencedor do concurso “Eu Conto…Tu Contas…” foi o aluno Antony Lopes Costa, do 11º A, cujo conto com o seu final pode ser consultado aqui.
O objetivo do concurso on-line consistia em criar um final para o conto tradicional japonês “O senhor Palha”. O concurso decorreu no âmbito da Semana da Leitura e estava aberto a toda a comunidade educativa. Participaram 33 concorrentes: 32 alunos e um elemento da comunidade educativa, a senhora Maria de Lurdes Sousa.

A Biblioteca/Centro de Recursos agradece a participação de todos e oferece uma doce lembrança aos concorrentes (ver lista) que se apresentarem na biblioteca.

Imprimir

Dia Mundial do Livro

Vencedora do concurso do Dia Mundial do LivroO Dia Mundial do Livro celebra-se anualmente a 23 de Abril.
Para comemorar esta data, a B/CR , entre outras atividades, lançou um passatempo à volta de títulos de livros que consistia em percorrer as estantes da biblioteca em busca de títulos nos livros de ficção - o mais longo, um monossilábico, um poético, um com números e um que achassem o mais interessante, com o objetivo de olharem com mais atenção para o que existe na biblioteca.
Participaram diversos alunos e a vencedora foi a aluna Ana Beatriz Brandão Tavares, nº 3, do 10ºA, que foi agraciada com o livro 'A Invenção de Hugo Cabret' (The Invention of Hugo Cabret), de Brian Selznick.

A B/CR saúda a vencedora e todos os participantes.

Imprimir

Alunos da ESA na final dos JCI 2012

Flies on the phone, um trabalho de investigação da autoria de Armindo Picão, Mariana Santos e Ricardo Picão, alunos do 12º ano do Curso de Ciências e Tecnologias e o projeto Red Bull dá-te asas? de Ana Cláudia Almeida, Vânia Santos (alunas do 12º ano do Curso de Técnico de Análises Laboratoriais) e de Cecília Moreira (ex-aluna da ESA e estudante de Medicina no ICBAS), foram selecionados para a final dos Jovens Cientistas e Investigadores (JCI) 2012.

Os projetos serão apresentados na 6ª Mostra Nacional de Ciência, que decorrerá de 31 de Maio a 2 de Junho, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, uma iniciativa organizada pela Fundação da Juventude, que reconhece e premeia os melhores jovens talentos na área científica.

Nesta Mostra, participam 94 projetos da autoria de mais de 200 jovens cientistas/ investigadores de diferentes áreas científicas: Biologia, Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharia; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática e Química.

Convite

A Fundação da Juventude convida a ESA a organizar uma visita à Mostra Nacional de Ciência, dando oportunidade, aos professores e alunos, de poderem ver e contactar com os melhores projetos científicos a nível nacional, realizados ao nível do ensino secundário.

Imprimir

Jovens Cientistas da ESA arrasam em feira de ciências

Foto dos Jovens Cientistas da ESA

Jovens cientistas da ESA arrasam na
2ª Feira de Ciências Hands-on Science

Os 12 jovens investigadores da ESA, Matilde Silva, Mickael Vilar, Ricardo Quintas, Aldina Antunes, Daniel Soares, João Martins e Mariana Garcia, do 8º ano e António Tavares, João Bastos, Sara Fernandes, Ana Rita Teixeira, Beatriz Maia e Gonçalo Moreira, do 10º ano, foram os grandes vencedores da 2ª Feira de Ciências Hands-on Science, que decorreu no dia 11 de Maio na Universidade do Minho.

Levaram na bagagem os projetos “Brassica rapa – velocidade a 3 tempos” , “Oficina do papel”, “Potencial farmacológico de plantas usadas na medicina popular” e “Plantas medicinais – a outra face da moeda” e trouxeram o 1º e 3º Prémios na categoria Ensino Básico e uma Menção Honrosa na categoria Ensino Secundário.

Os estudos foram desenvolvidos na Oficina da Ciência da ESA, sob a orientação das professoras Carminda Santos e Marília Garcia.

A todos, muitos parabéns!

Imprimir