Final do concurso NOS@EUROPE

2012 nos at europa 2013

No passado dia 7 de Junho, sexta-feira, realizou-se na Universidade de Aveiro a final do concurso NOS@EUROPE  desenhado e implementado pela UA no âmbito de uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, enquanto Organismo Intermediário, no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia.

Imprimir

Atividades na EB2,3

2012 atividades 30 31 maio eb23

Nos dias 30 e 31 de maio, “Viver a Escola” foi o mote para a realização de inúmeras atividades na escola EB 2,3. Dois dias diferentes que contemplaram alunos de vários níveis de ensino, professores, pais e encarregados de educação, assistentes operacionais e comunidade educativa em geral, e que mostraram o dinamismo da nossa escola. Veja as fotos

Imprimir

Oficina de escrita criativa na ESA

2012 oficina escrita criativa

Com o objetivo de levar os alunos a desenvolver o gosto pela escrita e vencer a “angústia da folha em branco”, o Departamento de Línguas da ESA, em articulação com a Biblioteca da escola, promoveu, junto dos alunos do Ensino Básico, uma oficina de Escrita Criativa, que culminou, no passado dia 11 de junho, com um encontro entre o escritor Carlos Madureira Rodrigues e os alunos que aceitaram o seu desafio e quiseram “ser escritores por um dia” (fotos).

Imprimir

Sessão de higiene oral na EB2,3

2012 higiene oral eb23

No dia 12 de Junho, na EB2,3, decorreu a sessão de sensibilização “Higiene Oral” dirigida aos alunos do 2º ciclo. A enfermeira Marta Ferreira do Centro de Saúde de Arouca para além de sensibilizar os presentes para a importância da higiene oral na saúde, alertou para a importância da utilização dos cheques dentista, que deve ser feita até 31 de Agosto.

A sessão foi interessante e bastante profícua.

Imprimir

Edição em DVD da curta-metragem: Virtualmente Especial

2012 virtualmente especial

No dia 31 de maio de 2013, em três sessões (9h, 12h e 15h), no Auditório da ESA, foi apresentada a edição em DVD, produzida pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada em colaboração com a Valentim de Carvalho Multimédia S.A., do VIRTUALMENTE ESPECIAL, uma curta-metragem produzida pelo Clube de Artes Cénicas da Escola Secundária de Arouca, da autoria de Márcia Ferreira, Ana Helena Pinto, Ana Maria Silva, Carina Almeida, Joana Seabra, José Lúcio Gomes, Mariana Santos, Olga Costa, Patrícia Pinho, Rafaela Ferreira e Raquel Sousa (fotos).

Imprimir

Concurso Movi&Sopa

2012 mov e sopa

A alimentação dos jovens tem sido objecto de análise por parte dos elementos da equipa PES (Projeto de Educação para a Saúde). Esta preocupação prende-se com a importância que os bons hábitos alimentares têm num projecto de vida saudável.

Tem-se verificado que os jovens, na escola, não consomem sopa com a regularidade, que seria desejável. Assim, com o objectivo de sensibilizar os alunos para a importância da sopa e promover o seu consumo, a equipa PES lançou o concurso “Movi&Sopa”, em parceria com a Associação de Estudantes, que decorreu durante os meses de fevereiro e março, na cantina da Escola Secundária de Arouca.

Imprimir

Alunos do agrupamento vencem concurso

2012 agua que nos une

Dia 5 de junho, no auditório da Escola Secundária de Arouca, foram entregues os prémios do concurso escolar “Água que nos Une”, promovido pela Associação Geoparque Arouca. O 1º CEB/JI do Agrupamento de Escolas de Arouca (fotos) foi contemplado com um 3º prémio, no trabalho “Correntes de Vida Gota a Gota” do Polo Escolar do Burgo, coordenado pela profª Ana Moreira e com o 1º prémio, no trabalho “A Água” do Polo Escolar de Rossas, coordenado pela profª Raquel Duarte e Luís Valente.

Na categoria Ensino Secundário o vencedor foi o filme produzido pelos alunos do 10ºA da ESA (foto - André Pato e Beatriz Brandão em representação do 10A). O projeto foi orientado pela professora Carminda Santos e teve como objetivo alertar para a importância da conservação da água como suporte de vida. O documentário foi produzido a partir de material recolhido no Rio Marialva e na Ribeira de Gondim e deu a conhecer alguns seres vivos que vivem ocultos dos nossos olhares por serem de pequenas dimensões ou por viverem escondidos sob diferentes materiais.

Este concurso teve o objetivo de sensibilizar os alunos, professores e, por seu intermédio, a comunidade em geral para a temática “A Água que nos Une”, inserida no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014, da Década para a Biodiversidade, 2011-2020, da Década Internacional para a ação “Água para a Vida” 2005- 2015, e do Ano Internacional de Cooperação no domínio da Água.

Parabéns a todos os premiados.

Imprimir

Maio - mês do coração

2012 maio mes coracao

Promovida pelo PES e no âmbito de “Maio, mês do coração”, desenvolveu-se uma série de atividades de promoção de uma vida saudável, nas escolas do agrupamento dos diferentes níveis de ensino (fotos).

No dia 10 de maio realizou-se a sessão de sensibilização “CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR FREQUENTADORES DE GINÁSIOS”, destinada a alunos do ensino secundário. Esta sessão foi dinamizada em parceria com a Câmara Municipal de Arouca e Centro de Saúde de Arouca. Estiveram presentes, como oradores, os professores Marco Brandão e Miguel Ângelo Ferreira e a enfermeira Marta Ferreira.

Imprimir

Festival Aquático

 2012 festival aquatico

No passado dia 5 de junho, os alunos da Educação Especial que beneficiam de Psicomotricidade em Meio Aquático e Natação Adaptada, do Agrupamento de Escolas de Arouca, participaram no Festival Aquático (fotos) que teve lugar nas Piscinas Municipais de Arouca.

O evento, organizado pelos professores de Psicomotricidade em Meio Aquático / Natação Adaptada e pelos professores de Educação Especial contou com a colaboração das Assistentes Operacionais e da Câmara Municipal, que assegurou o transporte de todos os alunos das diversas escolas de 1º CEB e JI.

A atividade consistiu na realização de jogos aquáticos, organizados em estações num sistema de rotatividade, onde todos os alunos tiveram a oportunidade de se divertirem e passarem bons momentos, em convívio com os seus pares e adultos. Alguns alunos puderam ainda experienciar andar de caiaques/rafting na piscina exterior.

A atividade terminou com um lanche oferecido pela direção do agrupamento.

No final das atividades, todos os alunos participantes, receberam uma recordação.

Imprimir

Prémios para os amantes da língua portuguesa

2012 dia lingua portuguesa

No passado dia 31 de maio, foram entregues os prémios dos concursos realizados no Agrupamento de Escolas de Arouca, no âmbito das comemorações do Dia da Língua Portuguesa, do passado dia 5 de maio (fotos).

O concurso “Na Ponta da Língua” visava estimular o conhecimento sobre particularidades do uso e funcionamento da Língua Portuguesa e alguns dados sobre a sua projeção internacional. Participaram alunos dos diferentes níveis de ensino, do 1º ciclo ao Ensino Secundário. Estão de parabéns os alunos: Marta Soares da EB1 do Burgo; Rafael Conceição, do 5ºD; Cláudio Perler, do 8ºD e Joana Moreira, do 11ºE., que se revelaram grandes conhecedores da sua Língua. [ver resultados finais aqui]

O concurso criativo “Amo-te, Língua Portuguesa!”, dirigido aos diferentes níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Arouca, teve a participação de toda a comunidade educativa: alunos, professores, encarregados de educação e pessoal não docente. Os trabalhos a concurso são bastante diversificados, utilizam diferentes materiais e suportes: letras de canções, textos poéticos, desenhos e até peças decorativas em madeira. Estão patentes ao público no expositor da Biblioteca da ESA. Na categoria dos alunos, distinguiu-se, mais uma vez, o Pólo Escolar do Burgo, ao nível do Ensino Pré-Escolar; a EB1 de Ponte de Telhe; as turmas 8ºJ, 8ºA e 12ºD da Escola Secundária de Arouca. Estão ainda de parabéns a Encarregada de Educação Maria Rita, de Ponte de Telhe; a Assistente Operacional Florência Barbosa e o Professor Adriano Sousa, da Escola Secundária de Arouca com uma magistral composição poética [LER AQUI] sobre a Língua Portuguesa. [ver resultados finais aqui]

Parabéns a todos os amantes da Língua Portuguesa!

Imprimir

Perigo de contaminação poética!

2012 contaminacao poetica

No passado dia 31 de maio, a Escola Secundária de Arouca deixou-se contaminar pela poesia. Foram muitos os que visitaram a Sala 3, apesar dos avisos desencorajadores afixados nas imediações daquele espaço (fotos em breve).

Os mais afoitos visitantes deste espaço poético puderam deliciar-se com alguns exemplares de poesia visual criados pelos alunos do 7ºano de escolaridade, ficaram a conhecer os poemas favoritos de professores, pais e amigos dos alunos do 8ºano e ainda tiveram oportunidade de fazer curiosas viagens ao mundo dos livros, graças aos passaportes de leitura dos alunos do 9ºano de escolaridade, aí expostos.

Imprimir

Projeto "Mil Escolas" - Evento Final

2012 mil escolas evento final

Dia 7 de junho, decorreu o evento Final do Programa Integrado de Educação Ambiental – A Água e os Nossos Rios – Projeto “Mil Escolas”, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto (fotos).

Estiveram presentes, na parte da manhã, as Escolas Vencedoras do 1.º Ciclo, entre as quais o Polo Escolar de Rossas. Esta escola fez a apresentação pública de todo o trabalho desenvolvido ao longo de dois anos, para além de ter participado na mostra conjunta dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos alunos e professores de cada escola Vencedora.

Imprimir

DE-CASCA nasce ARTE

2012 de casca

No âmbito da atividade DIAS COM ARTE, iniciativa da EB2,3, foi proposto às escolas do 1º CEB e JI, a criação de trabalhos artísticos de pintura e/ou escultura, a partir de casca de pinheiro, tendo implícita a preservação do planeta, para exposição “DE-CASCA nasce ARTE” (fotos).

Este desafio teve grande adesão da maioria dos estabelecimentos de ensino que deram asas à sua imaginação e expressão artística.

Os trabalhos estão em exposição na Câmara Municipal de Arouca e posteriormente, seguirão para o espaço de exposições da ESA. Uma mostra que merece ser apreciada.

Imprimir

Jovens cientistas recebem menção honrosa

2012 inicio jovens cientistas grupo

Antony Lopes, Rita Santos e Patrícia Costa, alunos do 12º ano da ESA, foram distinguidos com uma Menção Honrosa na final da 21ª Edição do Concurso Jovens Cientistas e Investigadores 2013, que decorreu durante a 7ª Mostra Nacional de Ciência no Museu da Eletricidade em Lisboa (30 de Maio a 1 de Junho).

Os nossos jovens cientistas destacaram-se entre os 100 projetos selecionados defendendo com brilhantismo o estudo «Bisphenol A (BPA) in everyday life: what says the fruit fly?»

Muitos parabéns!

Imprimir

Hugo Teixeira visitou a ESA

2012 hugo teixeira na esa

No dia 31 de maio, o ilustrador Hugo Teixeira visitou a ESA (fotos).

Natural de Amarante e nascido em 1980, Hugo Teixeira é artista plástico e autor de Banda Desenhada, tendo apresentado a quatro turmas do 8º ano (C,D, F e G) o desenrolar do processo criativo nas suas obras Mahou (magia em japonês).

Simultaneamente foi revelando o seu “gozo” pelo desenho, pela aguarela, pela cor e pelo trabalho do pormenor e o seu fascínio pela cultura japonesa e pela manga.

Jovem, simpático e muito cordial, fez um apelo aos jovens para que lessem. Banda desenhada, claro!  

... a magia está ao alcance de todos. Basta que o coração acredite. Basta acreditar sem medo. 
(Mahou - Na Origem da Magia)

No final, autografou artisticamente alguns exemplares dos seus livros.

Obrigada, Hugo Teixeira!

Imprimir

A Língua Francesa é gratificante!!

2012 lingua francesa destaque

A aluna Ana Beatriz Tavares, da turma de Francês Extracurricular, foi selecionada para participar no novo programa do Instituto Francês, intitulado GENERATION BILINGUE, que decorrerá em França do dia 13 ao dia 24 de Julho do corrente ano. A Beatriz realizou o Exame DELF Scolaire ( Diploma de Estudos em Língua Francesa), de nível B1, no dia 9 de maio, orientada pela professora Isaura Silva, tendo obtido a segunda melhor classificação da região norte (91%).

Imprimir

"Afetividade" no pólo de Canelas

2012 afetividade polo canelas

O Polo de Canelas, no âmbito do PES, Programa da Educação para a Saúde, propôs e desenvolveu, no dia 31 de maio, pelas 21h, no Polo de Canelas, uma sessão de sensibilização sobre “Afetos e afetividade”, orientada pela Drª Catarina Santos, psicóloga de AICIA.

Esta iniciativa teve grande adesão da comunidade educativa que teve oportunidade de refletir sobre como educar uma criança no afeto e na regra, num crescimento saudável e feliz.

Imprimir

Alunos de Alvarenga constroem herbário

2012 herbanario geopark

Dia 31 de maio, no âmbito do programa «Pais Com Ciência», ao qual a Associação de Pais da EB1 de Alvarenga se candidatou com projeto premiado, os alunos desta escola participaram numa caminhada geo-florística no Montemuro, com o objetivo de recolher espécies florísticas do Arouca Geopark, para construção de um herbário (fotos).

Esta iniciativa teve o apoio da AGA – Associação Geoparque Arouca e está integrada na Semana Europeia de Geoparques. Contou ainda com a colaboração de Tiago Monteiro, especialista na botânica de Montemuro, que identificou as espécies recolhidas. Foi uma tarde onde se viveu ciência num ambiente bucólico e de grande riqueza natural.

Imprimir

Milrios com sabor a palavras

2012 milrios palavras

No dia 27 de maio de 2013, em Sinja, Rossas, foi desenvolvida a atividade Milrios com Sabor a Palavras (fotos), atividade de encerramento do projeto “Arouca Maravilhosa: cuida bem do rio Urtigosa”.

Constou de Ciência à beira-rio e atividade recreativa: jogo Arouca Geopark, ateliê Origamis e leituras no rio. Para finalizar decorreu uma palestra, seguida de “desenterrar das merendas” com apresentação de uma manta comunitária.

Imprimir

Equipa de futsal campeã!

2012 futsal feminino campea

No passado dia 22/05/2013 a ESA escreveu mais uma história bonita e muito dignificante resultante do seu bom trabalho ao nível do Desporto Escolar, visto a mesma se ter consagrado Campeã distrital de futsal feminino, no escalão de iniciadas, nas finais em São João da Madeira (fotos).
Foi uma jornada fantástica, onde ficou demonstrada a mais valia das nossas meninas, no que concerne ao respeito, humildade, companheirismo, esforço, organização, concentração, mas acima de tudo muita qualidade, vontade e alegria em representar a nossa escola!!!

Imprimir