IPRO no CodeWeek 2017

De 7 a 22 de outubro, no âmbito do projeto IPRO do DC do 1ºCEB, a equipa preparou uma série de atividades a desenvolver com os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade, no quadro da iniciativa internacional “CodeWeek 2017”.

 A semana Europeia de Programação (EuropeCodeWeek) é uma iniciativa que pretende levar a programação e a literacia digital para todos de uma forma divertida e envolvente.Neste âmbito, foram adicionadas atividades do AEA no mapa da webside da CodeWeek, que funciona como um catálogo internacional de iniciativas. O Code Week procura demonstrar como é possível dar vida a ideias e encontrar soluções através da programação informática, ao mesmo tempo que pretende dar visibilidade à programação e motivar para a sua aprendizagem.

As actividades constaram de gravação áudio e ilustrações produzidas pelos alunos do 3º e 4º ano, subordinadas ao tema "O robot para mim é..."; animações em scratch; exploração das noções básicas da ciência da computação, através da realização de desafios de dificuldade crescente, da plataforma CODE.ORG; cerimónia de “batizado” dos robots da escola (departamento do 1ºCEB).

Se pensarmos que, segundo um estudo do Fórum Económico Mundial, 65% das crianças que hoje entram na escola terão profissões que ainda não existem, é fácil de perceber a importância do desenvolvimento destas competências no futuro.

Fotos