Feira das Colheitas 2017

O Curso Profissional de Animador Sociocultural, do Agrupamento de Escolas de Arouca, não poderia ficar indiferente a esta efeméride e fez uma visita orientada à Feira das Colheitas para conhecer mais de perto esta grande festa.

A Feira das Colheitas, em Arouca, fundada por António de Almeida Brandão, em 1944, é um evento anual que se realiza no último fim-de-semana de setembro.

Esta feira-festa começou por ser dos lavradores do concelho de Arouca, com muitas iniciativas impulsionadas pelo seu fundador a partir do Grémio da Lavoura de Arouca e mais tarde da Cooperativa Agrícola de Arouca.

Com a ajuda da Câmara Municipal de Arouca tornou-se uma das festas oficiais do município.

Hoje em dia, realizam-se várias atividades com o objetivo de motivar as pessoas a não desistirem das grandes tradições de Arouca, através de concursos: «Raça Bovina Arouquesa», «Vinho Verde de Arouca», «Broa Caseira» e também de várias exposições e sessões ligadas à agricultura e à pecuária.

A visita começou às 14h25 de quinta-feira, com muita excitação por parte das alunas, porque o melhor fim-de-semana do ano estava a começar. No recinto das diversões, os sorrisos soltaram-se e as gargalhadas estalaram no ar, porque, como se sabe, uma das melhores partes da festa, para as crianças e para os adolescentes, são os carrosséis!

Já perto das 15h30, o grupo dirigiu-se à exposição de gado, onde em alguns dos currais ainda vazios, a turma se divertiu, com as ideias tolas que em conjunto têm. No mesmo local fotografaram e admiraram a exposição etnográfica e dentro do Museu Municipal de Arouca, um sítio fantástico para se saber um pouco mais do nosso passado comum, os instrumentos agrícolas. Logo à frente do Museu havia uma exposição de máquinas agrícolas que também se visitou.

O tempo passou a voar, literalmente! Às 16h, o grupo passou pelo recinto dos cafés, dos bares e das típicas tasquinhas, mas dirigiu-se de imediato ao local onde se enquadrou melhor: o Espaço Criança no Pátio dos Comuns do Mosteiro de Arouca, por este prever atividades que demonstram mais clara e obviamente a futura carreira de um profissional em animação sociocultural.

A última exposição em visita foi na Biblioteca Municipal de Arouca. Uma fantástica exposição de fotografia: «Oldborn Portugal, rostos de Arouca», que mereceu observação minuciosa e sessão fotográfica.

Às 16h25 desceu-se a Avenida 25 de Abril, apreciando a feira dos produtos do campo e a feira dos produtos regionais, e esperou-se com entusiasmo o típico desfile de gado.

A visita pela Feira das Colheitas finalizou com a visita a todos as barraquinhas de artesanato e das várias atividades das instituições aí representadas.

Esta visita guiada fez perceber a este grupo/turma que a Feira das Colheitas tem uma história incrível e que os arouquenses do presente e do futuro nunca poderão deixar esta festa morrer.

Arouca é de quem aqui nasceu e de quem aqui vive e é desses mesmos o dever de manter as tradições e mostrar a Portugal e ao mundo, em geral, que pertencem a uma grande comunidade que é capaz de melhorar o futuro! 

Fotos