AEA em Bruxelas, no Parlamento Europeu

Em junho de 2017, foi atribuída ao AEA a distinção de "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu", em reconhecimento pelos seus desempenhos excecionais durante a execução do programa pedagógico EEPE no ano letivo 2016-2017.

O Agrupamento de Escolas de Arouca foi ainda contemplado com uma formação avançada, a decorrer em Bruxelas, destinada aos professores orientadores do programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu [EEPE] das escolas dos 28 países que integram a UE.

Assim, nos dias 18 e 19 de setembro, as docentes Maria Amélia Rodrigues e Olga Soares rumaram a Bruxelas, onde participaram no seminário do European Parliament Ambassador School Programme. Aí se juntaram a outros professores embaixadores e partilharam a sua experiência e a sua vivência do primeiro ano de EEPE. As atividades realizadas no AEA que lá apresentaram foram muito apreciadas e consideradas muito pertinentes e mobilizadoras.

Durante a sua estada em Bruxelas, as docentes puderam conhecer de perto o funcionamento do Parlamento Europeu, que é o órgão legislativo da EU. É diretamente eleito pelos cidadãos europeus de cinco em cinco anos. As últimas eleições tiveram lugar em maio de 2014 e as próximas decorrem já em 2019.

Visitaram também a Casa da História Europeia, recentemente inaugurada, onde é possível, literalmente, percorrer a história política, económica, social e cultural europeia dos séculos XIX e XX, com especial atenção à história da integração europeia. Os visitantes são levados a refletir sobre a Europa de hoje, a importância da União Europeia e o seu futuro. A título de curiosidade, refira-se que, em dezembro de 2012, quando o Prémio Nobel da Paz foi entregue à União Europeia, decidiu-se que a Medalha e o Diploma seriam os primeiros objetos a integrar a exposição permanente da Casa da História Europeia.

O programa EEPE continua em 2017-2018. Recorda-se que o foco do programa EEPE é estimular a compreensão, por parte dos jovens, da importância da construção de uma cidadania europeia ativa e sensibilizar para a importância do voto nas eleições europeias em 2019. Contamos com a energia e criatividade de toda a comunidade educativa para alcançarmos novos feitos!

Para estar informado, não deixe de consultar o nosso INFOPOINT e a página de facebook do AEA EEPE.