Mais um galardão para o AEA!

O Agrupamento de Escolas de Arouca foi distinguido com o título Escola Embaixadora do Parlamento Europeu 2016-2017.

O primeiro ano do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu chegou ao fim. No passado dia 9 de junho, o Colégio do Rosário, no Porto, foi o anfitrião das 16 escolas participantes, que estiveram presentes na cerimónia de encerramento dos trabalhos e reconhecimento do mérito, presidida pela Drª Alice Cunha, gestora do programa, cujo objetivo primordial é estimular a compreensão, por parte dos jovens, da importância da construção de uma cidadania europeia ativa e do voto nas eleições europeias de 2019.

As escolas participantes foram avaliadas, presencialmente e à distância, na concretização do seu plano de atividades, no âmbito do Programa EEPE, em função da diversidade, do desempenho, da pertinência, da originalidade e da disseminação das atividades desenvolvidas. As escolas que cumpriram os requisitos do programa e efetuaram as atividades previstas foram reconhecidas como "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu" e receberam uma placa alusiva. O AEA conseguiu esta certificação e a placa alusiva foi colocada na entrada principal da sede do AEA.

Com base nos critérios definidos, foi distinguida a Escola Secundária Eça de Queirós, cujo prémio é a participação no Programa Euroscola em Estrasburgo (dois professores e até 24 alunos). Em segundo lugar, ficou o Agrupamento de Escolas de Arouca, agraciado com uma formação avançada para as professoras orientadoras do Programa EEPE, a decorrer em Bruxelas, no próximo mês de setembro. Em terceiro lugar, o Colégio do Rosário foi contemplado com outra bolsa para formação avançada de professores, que terá igualmente lugar em Bruxelas.

Recorde-se que, durante a visita ao AEA, no passado mês de maio, aquando da celebração da Semana da Europa, a coordenadora nacional elogiou a qualidade e a criatividade de algumas das atividades diferenciadoras implementadas dentro e fora da nossa escola, das quais se destacou o roteiro de montras subordinado ao tema “A EUropa é AQUI”, levado a cabo com a surpreendente adesão do comércio local, que entrou na festa da Europa, com muita criatividade e entusiasmo. Bem hajam!

Muitas outras iniciativas do AEA mereceram elogios por parte da gestora do programa, como é o caso do vitral “A EUropa sou EU!” e da conferência “FAZER a Europa”, com o Eurodeputado Miguel Viegas. Para tanto contribuíram a imaginação e a disponibilidade incondicional dos Embaixadores Juniores Ângela Fernandes Azevedo, Ana Filipa Saavedra Pinho, Juliana Aidos Madureira, Leandro Soares Cruz, Maria Inês Brandão Tavares, Roberto Carlos Pinho Ferreira. Bem hajam!

As Embaixadoras Seniores Olga Soares e Amélia Rodrigues agradecem, publicamente, o apoio prestado, ao longo deste ano letivo, por diversos elementos da comunidade educativa, essencialmente o dos professores Carlos Gomes, Natércia Rodrigues e todos os formadores externos da área da restauração. Bem hajam!

Para estar informado, não deixe de consultar o nosso INFOPOINT

http://agesc-arouca.pt/agrupamento2/index.php/projetos/menu-escola-embaixadora

e a página de facebook do AEA EEPE

http://agesc-arouca.pt/agrupamento2/index.php/projetos/menu-escola-embaixadora

Também pode ouvir o programa “Ecos da Semana da Europa”, na Rádio Regional de Arouca, no programa HorAESA, que foi para o ar no dia 12 de maio, com entrevistas, reportagens, testemunhos e a música do nosso Salvador Sobral, um campeão EUropeu!

https://www.mixcloud.com/esarouca/horaesa_2016_17_programa_11/