Imperial College of London acolhe jovens cientistas do AEA

2014 LIYSF 2015 inicioSmart Snails e as jovens cientistas Matilde Silva e Mariana Garcia, que frequentam o 11º ano da Escola Secundária de Arouca, continuam a conquistar prémios e reconhecimento internacional. Depois de vencerem o 21º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores (Lisboa), a Final Europeia do EUCYS 2014 (Varsóvia), o 32rd Youth Science Meeting AJC (Aveiro) e a Expo Milset Brasil 2015 (Fortaleza), triunfam no maior encontro de jovens cientistas do mundo, o London International Youth Science Forum (LIYSF 2015), alcançando o Top 10 dos melhores projetos apresentados no Science Forum Bazaar. O LIYSF 2015 decorre de 22 de julho a 5 de agosto no Imperial College London e reúne as 400 mentes mais brilhantes do mundo, selecionadas entre jovens cientistas com idades compreendidas entre os 17 e 21 anos oriundos de mais de 60 países.

Imprimir

Projeto Neuro-Test vence 33rd YSM

2014 NeuroTeste Faro China inicioNeuro-Test, o projeto da Escola Secundária de Arouca que recentemente venceu a 12ª Edição do Prémio FIP – Ciência na Escola, conquistou o 1º prémio no 33rd Youth Science Meeting AJC (2015), que decorreu de 26 de julho a 1 de agosto na Universidade do Algarve (Faro). Este trabalho de investigação, que permitiu desenvolver uma ferramenta inovadora que tem potencial aplicação na indústria farmacêutica e no estudo das doenças neurodegenerativas, foi defendido com brilhantismo neste encontro científico internacional pelos jovens cientistas Paulo Castro e Beatriz Gomes, principais mentores do projeto e alunos finalistas do 12º ano da Escola Secundária de Arouca. Na sequência deste primeiro prémio, os dois jovens vão representar Portugal na International Youth Science Fair of Beijing, que decorrerá no início de setembro na República Popular da China.

Imprimir

Animação Cultural - Teatro

2014 animcacao cultural teatroNo âmbito da disciplina de Animação Cultural – Teatro, do Curso Vocacional 2.º Ciclo, da turma 6.º H, ao longo do ano letivo, foram desenvolvidos dois projetos: um de expressão corporal e outro de expressão dramática.

O primeiro projeto, designado por: Workshop de Danças Folclóricas ou Populares, decorreu da comemoração do Dia do S. Martinho, efeméride de cariz popular, que se celebra a 11 de novembro. Na sala de aula foram descobertas as danças folclóricas ou populares e ensaiadas as coreografias de três dessas danças: “Rusga ao Senhor da Pedra” e “Água Leva o Regadinho” do Rancho Folclórico As Lavadeiras de Canelas e “Chiquinho” do Rancho Folclórico de Santa Cruz de Alvarenga. Apesar de apenas um aluno ter experiência neste tipo de dança, o grupo/turma mostrou uma certa empatia com o folclore. Nos dias 13, 18 e 25 de novembro, pelas 13h30, no Jardim de Infância da vila de Arouca e no dia 09 de dezembro pelas 8h30 no Centro de Dia do Centro Social Paroquial de São Salvador do Burgo de Arouca, os alunos e a professora, vestiram-se a rigor (com peças genuínas e outras adaptadas) para transmitirem o espírito folclórico também através dos seus trajes.

Continue a leitura

Imprimir

Projeto S.O.S. Azulejo - Novos eventos

2014 projeto sos azulejo .inauguracao exposicaoA turma do 6ºH - Curso Vocacional do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Arouca participou no evento «Do Velho se Faz Novo», integrado no «Projeto SOS Azulejo», que tem vindo a desenvolver ao longo do ano letivo.

Nas aulas de Artesanato confecionaram roupas e acessórios inspirados nos azulejos de fachadas de edifícios particulares e/ou públicos de Arouca. E, ao som do beat box do HK BEATBOX (aluno da turma) desfilaram e mostraram o que valem a uma plateia entusiasta.

Dando continuidade ao «Projeto SOS Azulejo» esta turma inaugurou uma exposição no Museu Municipal de Arouca no dia 4 de junho que estará patente ao público até ao dia 15 de julho.

Ver/descarregar fotos

Imprimir

Teatro Francês

2014 teatro francesNo âmbito da disciplina de Francês Extracurricular do 10.º ano de escolaridade, ao longo do ano letivo, a professora desenvolveu, com os alunos, competências ao nível da expressão dramática que culminaram em dois projetos.

O primeiro projeto consistiu na contribuição para um documentário sobre a Francofonia em Arouca. Os alunos, sob a orientação da professora, prepararam um guião de entrevista bilingue (em português e em francês) para aplicar a cinco entrevistados residentes em Arouca, que viveram em países francófonos. Dois alunos foram selecionados para serem os entrevistadores e um aluno e quatro adultos externos à Escola foram entrevistados. A captação de imagem e a produção do documentário está a cargo de um aluno do Curso Profissional de Multimédia que fará deste trabalho o seu Projeto de Aptidão Profissional.

O segundo projeto compreendeu a encenação da peça de teatro: “Le Respect”. A peça foi escrita, ao longo do ano letivo, pelos alunos e contou com a colaboração das professoras Elvira Tavares e Márcia Ferreira. No dia 12 de junho, pelas 12h40, foi apresentada a sua encenação às turmas A, B e C do 10.º ano de escolaridade, acompanhadas ao Auditório Pequeno da ESA, pelas professoras Fátima Carmo, Fátima Brandão e Margarida Salazar. O público aderiu com interesse e felicitou o trabalho desenvolvido.

Os projetos desenvolvidos permitiram aos alunos evoluir a vários níveis. Progrediram na socialização (esta turma é constituídas por alunos de várias turmas que na disciplina de Francês formam uma nova turma), na criatividade, na responsabilidade, na expressão oral e escrita, na espontaneidade linguística e no alargamento de vocabulário.

Quando se estuda e trabalha uma língua estrangeira num contexto prático e utilitário, como língua de comunicação, o gosto pela aprendizagem é muito maior!

Ver/descarregar fotos

Imprimir

Alunos do Profissional 10G "veem Braga por um canudo"

2014 visita estudo bragaNo passado dia 8, os alunos do 10ºG foram conhecer a cidade de Braga. Esta visita teve lugar no âmbito de uma atividade interdisciplinar das disciplinas de Português e TECAL [Tecnologia Alimentar] e resultou de um concurso de ideias, desenvolvido em sala de aula, onde os alunos apresentaram à turma diversos roteiros turísticos, tendo o da cidade de Braga sido o mais votado, pela variedade e qualidade da oferta turística oferecida e pela riqueza patrimonial, cultural e natural da região. 

A visita “Por Terras Lusitanas” - Braga, capital europeia da juventude"  começou, realmente, no sítio mais alto da cidade de Braga, onde teve origem a expressão “ver Braga por um canudo”. A expressão refere-se aos binóculos que existiam junto ao Santuário do Bom Jesus para aproximar as vistas da cidade. Hoje em dia, por razões de segurança, o binóculo só é colocado em algumas alturas do ano. Nesse local, foram colocados cadeados que simbolizam o amor entre casais. A expressão “ver Braga por um canudo” utiliza-se, metaforicamente, quando nos referimos a algo inalcançável, mas muito desejado; simboliza a frustração de querer algo e não conseguir concretizar o desejo. Não foi, aqui, o caso.            

Continue a leitura

Imprimir

Visita de Estudo do 2º Ciclo

 2014 visita estudo 2cicloNo segundo dia do mês de junho de 2015, os alunos que frequentam a Escola Básica de Arouca deslocaram-se até ao Parque Biológico de Gaia, em busca de aventura.

Tudo começou às 9 horas quando entramos para os autocarros, espaço este onde a diversão permaneceu, durante todo o percurso. Após muitas curvas, enjoos e gritos o autocarro parou e tudo saiu para lanchar, sob umas árvores que faziam sombra.

O Parque Biológico era bastante grande e bonito. Perante nós encontrava-se o principal edifício e a seu lado um enorme dinossauro muito realista. Nesse edifício, comprava-se pequenas lembranças e tínhamos acessoao percurso que iríamos realizar.

Pela frente apresentava-se o desafio de 3 quilómetros que passaram num instante. Se seguíssemos as setas cor de laranja chegaríamos a sítios maravilhosos onde poderíamos desfrutar daquelas paisagens naturais magníficas e contemplar a cidade de Gaia.

Para além de ficarmos a conhecer melhor as diversas plantas, também observamos bastantes animais. Estes eram de várias espécies, apresentando tamanhos e feitios muito diversos, como por exemplo o toirão, o gamo, o pernilongo e outros.

Terminada a visita,fomos todos almoçar para o parque das merendas que era um sítio muito agradável.

A paragem seguinte foi na praia de Miramar. Aí tivemos a oportunidade de visitar uma pequena capela “Senhor da Pedra”, saborear um gelado e sentir o toque leve e fino da areia nos nossos pés.

Esta visita foi bastante interessante e divertida, pois abriu os horizontes do nosso conhecimento com a observação da fauna e a flora locais, mas de uma maneira diferente, divertida e participada.

Ver/descarregar fotos

Imprimir

Apresentação do livro "Uma História de Son(h)o!"

2014 uma historia de sonoNo dia 5 de junho decorreu, no auditório da ESA, pelas 15 horas, a apresentação do livro “Uma história de sonHo” da autoria dos alunos do 5º ano em parceria com alunos do 3º ano do ensino básico, decorrente de um projeto apresentado pela equipa PES (Promoção e Educação para a Saúde).

A problemática dos maus hábitos de sono tem sido abordada pelo PES, nos últimos anos no nosso agrupamento. Está provado que o sono tem influência no rendimento escolar, na capacidade de concentração, bem como no funcionamento harmonioso do organismo

No presente ano, a equipa PES, em articulação com a Biblioteca Escolar, o Departamento do 1º ciclo e o Departamento de Línguas lançou o desafio de escrever um conto.A história passou, alternadamente, pelas turmas do 3º e 5º anos e em simultâneo ia sendo enobrecida pelos alunos do Atelier de Artes com os seus lápis de cores. A coordenadora deste projeto, professora Vera Noites, iniciou o processo com uma sessão de sensibilização, no 5ºA, sobre a importância de dormir. A mesma turma criou as personagens e encetou a história. O resultado final é uma história, cheia de enredos e aventuras, dirigida a crianças e que vai dando conta da importância do sono.

Participaram os alunos do 5ºano das turmas A,B,C,D e E, e alunos do 3º ano das turmas 3ºA-Arouca, 3ºA-Boavista, 3ºA-Canelas, 3ºA-Rossas e 3ºB- Arouca. As ilustrações estiveram a cargo dos alunos com necessidades educativas especiais do Atelier de Artes, envolvendo cerca de 250 alunos.

Os professores orientadores, ao nível das turmas, foram Ana Isabel Bastos, Emília Ribeiro, Ana Cristina Oliveira, Maria João Oliveira, Laurinda Brandão, Anabela do Sul Pinto Ferreira, Isabel Pinho e Mafalda Almeida. A ilustração foi da responsabilidade e acompanhada pelo professor Carlos Gomes.

Os patrocinadores da obra publicada foram: Jerónimo Martins, Câmara Municipal de Arouca, Junta deFreguesia de Arouca e Burgo, Caixa de Crédito Agrícola, Delta Cafés, Jerómino Martins, Deltamatic, Arouplás e Olmar. A equipa PES agradece aos parceiros que permitiram concretizar o momento mágico que é o “nascimento” de um livro.

A abertura da sessão esteve a cargo das crianças do Jardim de Infância de Arouca, dirigidos pela educadora Graça Pinho, que apresentaram uma coreografia da música “O relógio”, do CD “Cantigas do Sono”.

Continue a leitura

Imprimir

A Viver a Escola 2015

 2014 viver escola com noticiaA atividade “A Viver a Escola…”, realizou-se no dia 5 de junho, na EB e na ESA, e muitas foram as atividades que se desenvolveram: “Caminhada à senhora da Mó -Dia Mundial do Ambiente – Ciência em movimento”,  organizada Departamento de Ciências Naturais e Físico-Químicas, atividade que decorreu durante todo o dia e que colocou os alunos em contacto com a natureza; palestra sobre “A arte do Número”, onde o tema da Matemática foi abordada de uma forma informal, mas com cientificidade, gosto e boa disposição por dois alunos (João Pedro Araújo - Lisboa e Rui Marcos Antunes - Arouca), tentando partilhar com os nossos alunos o gosto pela Matemática e a relação desta com a música; MUSICARTE (atelier de experimentação de instrumentos musicais); atelieres das diferentes disciplinas; exposições diversas e em vários espaços das duas escolas; exposição “SOS Azulejos” no Museu Municipal de Arouca, organizado pela turma do 6ºH; “Magia”, sessão promovida pelo aluno Hélder Antunes do 11ºD aos alunos do 2ºciclo; o Clube Célula Ecológica realizou canteiros para adornar o recinto da EB e presenteou os visitantes com momentos relaxantes, para degustação de chás e bolo; a Taça Escolar de Atletismo e Badmington, para os alunos do 2ºciclo, organizado pelo grupo de Educação Física e a palestra “Conversas sobre o Cinema”, apresentada pelo Cine Club de Arouca. Os alunos, do 11ºD - Curso de Artes Visuais, pintaram numa das paredes do campo de futebol da EB, um mural com a técnica de graffiti, uma experiência única e inovadora para quem assistiu e o produto final é uma obra plástica que imortaliza o momento e embeleza um espaço da escola. A equipa PES, em articulação com o Departamento de Línguas, o Departamento do 1º ciclo e a Biblioteca Escolar, fez a apresentação do livro "Uma história de sonHo!", o primeiro livro editado pelo nosso agrupamento, com a presença da Dra. Helena Rebelo Pinto, Coordenadora do projeto Sono Escolas, bem como, de todas as turmas e professores intervenientes. Os alunos do 12ºD+E, 8ºC e 8ºH organizaram uma recolha de fundos para uma ONG - “Eu e os meus irmãos” e construíram uma parede com latas, como forma de apelarem ao sentido de solidariedade e metaforicamente, as barreiras que construímos com o outro, uma sociedade cada vez mais individualista.

O sucesso do projeto VIVER A ESCOLA deveu-se ao dinamismo e empenho de todos os docentes dos diferentes departamentos e níveis de ensino, o envolvimento dos alunos bem como, a colaboração incondicional de todos os assistentes operacionais.

Assim, faz-nos acreditar que vale a pena trabalhar com arte e pela arte.  

Ver/descarregar fotos: parte 1, parte 2

Imprimir

Avaliação Externa

Tal como é do conhecimento de todos o Agrupamento de Escolas de Arouca foi sujeito a uma avaliação externa, realizada por uma equipa da Inspeção Geral da Educação e Ciência, que visitou o Agrupamento nos passados dias 13 a 16 de abril de 2015. Tendo por base a análise dos documentos fundamentais do Agrupamento, em especial da sua autoavaliação, dos indicadores de sucesso académico dos alunos, das respostas aos questionários de satisfação da comunidade e da realização de entrevistas, a equipa de avaliação classificou com MUITO BOM os três domínios: Resultados; Prestação de Serviço Educativo; Liderança e Gestão.

Da ação do Agrupamento, foi salientado que o Agrupamento tem produzido um impacto consistente e acima dos valores esperados na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares. Os pontos fortes predominam na totalidade dos campos em análise, em resultado de práticas organizacionais generalizadas e eficazes.

A equipa de avaliação realçou os seguintes pontos fortes:

  • A análise dos resultados académicos de forma sistemática e consolidada utilizando-se, para o efeito, múltiplos métodos de análise com impacto na obtenção de elementos concretos para a reflexão, discussão e consequente construção de planos de melhoria.
  • O desenvolvimento de competências sociais e de cidadania de forma integrada ao processo educativo, o que tem contribuído para a assunção de princípios e valores pelas crianças e alunos.
  • O contributo do Agrupamento para o desenvolvimento cultural e social da comunidade com uma forte mobilização e envolvimento dos intervenientes.
  • O trabalho cooperativo entre os docentes na gestão do currículo, na produção de materiais pedagógicos e na implementação de práticas e estratégias facilitadoras da aprendizagem, que se reflete no sucesso escolar das crianças e dos alunos.
  • A valorização das dimensões artística e científica como áreas centrais para o desenvolvimento da formação integral dos alunos.
  • A existência de uma liderança forte e motivadora que corresponsabiliza e fomenta a participação, com impacto positivo no clima e progresso do Agrupamento.
  • A gestão eficaz dos recursos, com enfoque nas pessoas e no seu bem-estar, sustentada na autoavaliação e com repercussões na qualidade do serviço prestado.
  • O impacto da autoavaliação na gestão e organização escolar e na melhoria das práticas profissionais.

A equipa de avaliação entende que as áreas onde o Agrupamento deve incidir prioritariamente os seus esforços para a melhoria são as seguintes:

  • O aprofundamento da análise do percurso dos alunos após a escolaridade para que o Agrupamento possa ajustar a sua intervenção formativa e melhorar a qualidade do serviço educativo prestado.
  • A observação das práticas letivas, no contexto da supervisão pedagógica, tendo em vista a reflexão sobre o trabalho, a difusão das melhores práticas pedagógicas e a melhoria da qualidade do ensino.
  • A rentabilização e otimização dos recursos tecnológicos existentes no Agrupamento, de forma a potenciar o desenvolvimento das aprendizagens.
  • A simplificação da estrutura dos documentos do Agrupamento para melhor apropriação pela comunidade educativa.

A equipa registou ainda a atitude de empenhamento e de mobilização do Agrupamento, bem como a colaboração demonstrada pelas pessoas com quem interagiu na preparação e no decurso da avaliação.

A Direção deste Agrupamento congratula-se pelos resultados obtidos, que refletem o empenho e dedicação da comunidade educativa, bem como o elevado profissionalismo de todas as equipas que aqui trabalham em prol da educação dos nossos alunos.

Estes resultados são assumidos com um enorme sentido de responsabilidade e vontade de superar os aspetos que poderão ser melhorados.

Um agradecimento especial à Equipa de Autoavaliação e aos Coordenadores de Departamento pelo papel relevante que tiveram e continuam a ter neste e noutros processos de melhoria do Agrupamento.

A todos, endereçamos um agradecimento pelo trabalho realizado.

Arouca, 15 de junho de 2015

A Direção do
Agrupamento de Escolas de Arouca

Ver/descarregar documentos: relatórios da Inspeção Geral da Educação e Ciência | vídeo de apresentação do agrupamento

Imprimir

Vencedores do concurso "IST's... previne-te

2014 vencedores concurso istOs alunos do 8ºH,  Andreia Fernandes, Luis Capela e Maria do Céu Rodrigues, ganharam o 1º prémio no concurso de “IST´s…Previne-te” (spots audio) dirigido aos alunos do 8ºano.

Esta atividade surgiu como estratégia de abordagem do tema “Afetos e educação para uma sexualidade responsável”, no âmbito da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST) e teve como objetivos:

  • Reduzir consequências negativas dos comportamentos sexuais de risco, nomeadamente as infeções sexualmente transmissíveis.
  • Desenvolver competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade.
  • Sensibilizar a comunidade, em geral, para a prevenção das IST`s.
  • Desenvolver capacidades como a criatividade e a imaginação.

Ouvir spot vencedor:

Imprimir

Vencedoras do concurso "Sem Risco"

2014 vencedoras concurso sem riscoAs alunas Inês Castro e Fátima Pereira do 9ºB ganharam o 1º prémio no concurso “Sem risco”(spots vídeo) dirigido aos alunos do 9ºano.

Este concurso tinha como objectivos:

  • Prevenir comportamentos de risco (consumo de substâncias psicoactivas, alimentação incorrecta, sedentarismo…).
  • Promoção de comportamentos saudáveis.
  • Desenvolver competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da saúde.
  • Sensibilizar a comunidade, em geral, para a prevenção de comportamentos de risco.
  • Desenvolver capacidades como a criatividade e a imaginação.

Ver spot vencedor

Imprimir

PES na "Ciência no Parque"

2014 ciencia no parqueNo dia 6 de Junho a equipa PES esteve presente na atividade “Ciência no Parque” com os alunos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde a dinamizar a tenda SÓSaúde.

Nesta tenda os visitantes tiveram a oportunidade de medir a tensão arterial e a glicemia, bem como adquirir o livro “Uma história de sonHo”, um projecto da equipa PES em articulação com o Departamento de Línguas, o Departamento do 1ºciclo e Biblioteca Escolar. Foi uma satisfação contactar com alguns autores do livro que nos presentearam com a sua presença.

A equipa PES aproveitou para promover a actividade física através do “PES com dança”. As alunas Sara, Joana e Soraia, orientadas pela professora Natércia Rodrigues, animaram o evento.

Ver/descarregar fotos

Imprimir

Atividades no mês do coração

2014 maio mes do coracao resumoatividadesA missão da equipa PES durante a comemoração de “MAIO – mês do coração” foi “Salvar o coração”. As atividades desenvolvidas tinham como alvo abater todos os fatores de risco das doenças cardiovasculares.

No dia 4, as alunas do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, turma 11ºE, estiveram presentes na Escola Básica de Arouca, no Gabinete do GIA, durante o período da manhã, para realizarem sessões de massagens de relaxamento, pois o stress é um dos fatores de risco e nada melhor que iniciar o mês de forma descontraída.

No que respeita os hábitos alimentares saudáveis, decorreu, no dia 20, pelas 10.15h,no auditório pequeno da ESA, para as turmas 11ºC, 10ºG e 12ºE, uma sessão subordinada ao tema “Desporto e nutrição”. A nutricionista Elodie Almeida sensibilizou a plateia para a importância de uma dieta adequada aos desportistas. Seguiu-se a confeção de uma ementa para desportistas, sugerida pela nutricionista, pelo aluno João Martins, do 12ºG – Curso de Restauração e Pastelaria, sob a orientação do formador Manuel Mendes. Também no mesmo dia, pelas 11.55h, para a turma 12ºB, a enfermeira Marta Ferreira, do Centro de Saúde de Arouca, promoveu uma sessão debate cujo tema foi “Auto-estima e alimentação”. No final do dia, os professores tiveram a oportunidade de participar no workshop “Cozinhar para o coração - 3ª edição”. Mais uma vez, o formador Manuel Mendes surpreendeu os presentes com iguarias saudáveis mas de paladar divinal.

Continue a leitura

Imprimir

Projeto “Desafios das Ciências”, no JI/1ºCEB

2014 desafio cienciasDando cumprimento ao projeto do JI/1º CEB “Desafio das Ciências”, ao longo do 3º período foram desenvolvidas atividades, nas turmas, a que demonstram a importância do trabalho experimental como estratégia de ensino aprendizagem propiciadora do desenvolvimento integral dos alunos. Experimentar...é aprender.

Ver/descarregar fotos

Imprimir

Missa de Finalistas da EB Canelas

2014 missa finalistasA comunidade educativa da EB Canelas organizou a Missa de Finalistas, celebrada em 6 de junho, na igreja paroquial de Canelas. A tarefa da preparação da cerimónia foi da responsabilidade dos docentes da escola, incluindo os professores da EMRC, (Educação Moral e Religiosa Católica), Marco Costa e Nuno Bessa, e da Associação de Pais e Encarregados de Educação. Esta instituição colaborou, ainda, com o bolo de finalistas e os balões lançados. É uma cerimónia que representa o espírito de uma comunidade pequena e de interior, mas grande quando se trata de desejar o melhor futuro para os seus educandos.  

A comunidade agradece a presença da diretora do Agrupamento de Escolas de Arouca, Adília Cruz, da Vereadora da Educação, Margarida Belém, dos presidentes das Juntas de Canelas e Espiunca e do presidente do Rancho de Canelas.

O evento culminou num almoço convívio na escola, em colaboração com os EE dos finalistas.

Ver/descarregar fotos

Imprimir

Prémio Criatividade

2014 premio criatividadeOs alunos Ana Rita Santos Silva, Diana Isabel Ferreira Duarte, Etelvina Fátima Dias Dias Pereira, Francisco José Figueiredo Aguiar, Inês Duarte Mendes Castro, Madalena Mendes Martins, Raquel Cardoso Fernandes, Sandra Cristina Campas Tavares e Sandrina Tavares Oliveira, coordenados pela professora de Ciência Naturais e Coordenadora do projeto PES, Vera Noites, ganharam o Prémio Criatividade no concurso "Captain Apple - TheHealthiestFilm Festival, um concurso nacional de vídeos subordinado ao tema "Vida saudável - promoção da Saúde e combate à obesidade", uma iniciativa da Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, por intermédio do Curso Profissional de Multimédia do Externato Infante D. Henrique.

Os alunos estiveram presentes na gala de entrega de prémio no dia 4 de junho, no espaço GNRation, em Braga.

Ver vídeo (YouTube)

Imprimir

ESA vence Prémio FIP – Ciência na Escola

2014 premio fip destaque interiorNeuro Teste vence 4º escalão da 12ª Edição do concurso Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho.

O prémio foi entregue pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, pelo ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, pelo ministro da Economia, Pires de Lima, e por Ilídio Pinho, o mentor do concurso, numa cerimónia realizada no dia 9 de junho, no NERCAB, em Castelo Branco.
É a terceira vez que a ESA vence o prémio FIP, o maior prémio nacional atribuído em Educação em Portugal. Depois de ter ganho o 1º prémio, em 2004, com «Na água, a química para além do H2O», em 2011, com «Etnobotânica de Arouca», vence agora com «Neuro Teste» uma ferramenta inovadora que tem potencial aplicação na indústria farmacêutica e no estudo das doenças neurodegenerativas. Este estudo foi desenvolvido na Oficina da Ciência por alunos do 10º, 11º e 12º ano do curso cientifico-humanístico e do 12º ano do curso profissional de Técnico de Análises Laboratoriais.

O NEURO TESTE utiliza como organismo modelo larvas de mosca da fruta e permite testar, em larga escala, a custos relativamente baixos e in vivo, um elevado número de compostos farmacológicos. O modelo inclui um sistema de iluminação que contrasta de forma homogénea as larvas translúcidas, permitindo a automatização do processo de vídeo análise das funções neuromotora e cognitiva.

Nesta edição do prémio "Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola" candidataram-se 856 projetos aos quatro escalões, sendo que destes passaram à fase final 313 projetos.

Ver vídeo da entrega do prémio | Ver/descarregar fotos

Imprimir

Alunos do Clube de Artes recebem prémios

2014 alunos clube artes premiosNo dia 6 de junho, pelas 16.00 horas os alunos do Clube de Artes do segundo ciclo, da Escola Básica de Arouca, dinamizado pela professora Ana Clara, foram receber os prémios à Casa da Imagem, em Vila Nova de Gaia.

Os trabalhos dos alunos foram contemplados com o primeiro prémio e menção honrosa, a nível nacional, no concurso promovido pela APECV (Associação de Professores de Ensino e Comunicação Visual), sobre a obra do fotógrafo Teófilo Rego que desenvolveu a sua actividade na cidade do Porto.

Menção Honrosa

Carlos Tavares-6ºC, Beatriz Rosário-6ºC, Beatriz Rodrigues- 6ºC,  Diana Henriques-6ºC, Inês Almeida-6ºC, Joana Brandão-6ºC,  Maria Eduarda Azevedo- 6ºC, Maria Inês Gonçalves-6ºC, Maria Soares Gomes-6ºC, Ana João Teixeira-6ºB

1ºPrémio

Maria Francisca Quintas- 6ºA, Carolina Sousa-6ºB, Sara Rocha - 6ºA

Ver/descarregar fotos

Imprimir

1ºCEB no "Ciência no Parque"

2014 ciencia parque 1cebDia 6 de Junho, o departamento do 1º CEB esteve presente no evento “Ciência no Parque” promovido pela Câmara Municipal de Arouca e Associação Arouca Geopark.

Esteve representado o projeto “ Língua dos Direitos – Direito à Memória da Terra”, no âmbito do PEPE, com a apresentação do Robot Roamer; e o projeto “Florir” da EB Rossas, no âmbito da Célula Ecológica, com um workshop de flores em material reciclado.

Uma tarde de partilha de conhecimento e experiências, num ambiente animado e de convívio.

Ver/descarregar fotos

Imprimir